28/07/2018 - 08:00 - 09:50 COC29h - Cuidado em saúde mental - abordagem multiprofissional e formação |
26934 - PROJETO QUALIFICA APSUS CEARÁ- I OFICINA DE CAPACITAÇÃO COMPLEMENTAR EM ESTRATIFICAÇÃO DE RISCO E MANEJO CLÍNICO EM SAÚDE MENTAL ANDRE LUIS BEZERRA TAVARES - ESPCE/SMS-CAUCAIA, ALINE TELES DE ANDRADE - SESA-CE, RAQUEL MAIS FREITAS LIMA - ESPCE, FRANCISCO IVAN RODRIGUES MENDES JUNIOR - SESA-CE, CARMEM CEMIRES BERNARDO CAVALCANTE - SESA-CE
Período de Realização As oficinas foram realizadas EM 26, 27, 30 e 31/10/2017, em duas turmas, organizada pela Secretaria de Saúde do Ceará.
Objeto da Experiência Quatrocentos trabalhadores da Atenção Primária e Psicossocial de diversos municípios do Ceará (multiplicadores).
Objetivos Promover competências para: estratificar risco na atenção psicossocial; manejo clínico com base no MI-GAP Manual de Intervenções para Transtornos Mentais, Neurológicos e por Uso de Álcool e outras Drogas para a Rede de Atenção Básica à Saúde; coordenar fluxos/contrafluxos a partir do matriciamento.
Metodologia Foram selecionados 400 trabalhadores de saúde de municípios de pequeno, médio e grande porte do Ceará, divididos inicialmente em dois grupos. A programação da Oficina foi organizada em quatro turnos com carga horária de 4 horas/aula cada, durante os quais foram realizadas atividades conforme os objetivos de aprendizagem. Para o alcance dos objetivos propostos, foram desenvolvidas as seguintes atividades educacionais: mesa redonda, exposições dialogadas, trabalhos em grupo, painel e plenárias.
Resultados Desenvolveram-se atividades em grupos menores e os produtos das discussões, apresentados em plenária, foram estratégias para os municípios participantes. A capacitação oportunizou aos trabalhadores da Atenção Primária à Saúde um olhar diferente na abordagem das pessoas com sofrimento ou transtorno mental e com necessidades decorrentes do uso de crack, álcool e outras drogas, considerando suas peculiaridades, a partir da estratificação de risco e, assim, melhor manejar tais condições com o suporte do MI-GAP.
Análise Crítica A metodologia de educação permanente do Projeto QualificaAPSUS Ceará tem como propósito desenvolver competências profissionais, com vistas ao trabalho em equipe na APS. A aplicação dos conteúdos teóricos na prática diária, proporcionam também instrumentos, ferramentas, tecnologias de planejamento e de organização do trabalho para qualificação da APS, com o suporte dos CAPS. O acompanhamento continuado dessas equipes, após a capacitação é imprescindível.
Conclusões e/ou Recomendações É fundamental que a APS tenha condições de assumir sua função de responsabilização e de coordenação dos fluxos também no que diz respeito às pessoas com sofrimento ou transtorno mental e com necessidades decorrentes do uso de crack, álcool e outras drogas, no âmbito da Rede de Atenção à Saúde, de forma a facilitar o acesso aos serviços e cuidados em saúde, além de contribuir para a redução do estigma que há séculos recai sobre esse público.
|