Comunicações Orais Curtas

28/07/2018 - 08:00 - 09:50
COC29h - Cuidado em saúde mental - abordagem multiprofissional e formação

23477 - CONTRIBUIÇÕES DO MÉTODO DE CONSTRUÇÃO DO CASO CLÍNICO PARA O CONTEXTO DE INTERNAÇÃO PSIQUIÁTRICA E DA SAÚDE COLETIVA: UMA PROPOSTA DE TRABALHO A PARTIR DA PSICANÁLISE
BEATRIZ ALVES VIANA - UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO -UFRJ, CAMILLA ARAÚJO LOPES VIEIRA - UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ – UFC., KARINA OLIVEIRA DE MESQUITA - ESCOLA DE FORMAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA VISCONDE DE SABÓIA, MIKKAEL DUARTE DOS SANTOS - UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ - UFC, LUIS ACHILLES RODRIGUES FURTADO - UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ - UFC


Período de Realização
Experiência realizada durante seis meses, no período de agosto a dezembro de 2017.


Objeto da Experiência
Intervenção realizada a partir da utilização do método psicanalítico de Construção de Caso Clínico direcionado a pacientes durante internação psiquiátrica.


Objetivos
Discutir as contribuições do método psicanalítico de Construção do Caso Clínico para o contexto de internação psiquiátrica e para o campo da Saúde Coletiva, a partir do relato da experiência de estágio na Unidade de Internação Psiquiátrica da cidade de Sobral/CE.


Metodologia
Foram propostas intervenções realizadas a partir do método de Construção de Caso, que traz uma nova compressão do sujeito em crise e pretende resgatar a lógica singular de cada caso. Assim, com atendimentos individuais e visitas domiciliares às famílias de internos, foi possível, através do método supracitado, retomar o percurso terapêutico de alguns pacientes que exigiam uma rede de serviços articulada visando contribuir na construção de seu Projeto Terapêutico Singular (PTS).


Resultados
A construção de caso contribuiu para orientação da equipe no tratamento de alguns internos, que era direcionada a partir do saber do paciente. Ademais, uma vez que tal ferramenta pressupõe uma articulação intersetorial, pôde contribuir para atenção em Saúde Mental e Coletiva, uma vez que estas devem ser realizadas dentro de uma rede de cuidados, obedecendo à atuação transversal com outras políticas que busquem a construção de vínculos com os usuários e que levem em conta sua subjetividade.


Análise Crítica
As intervenções na instituição foram alicerçadas no discurso psicanalítico que favoreceu uma modificação da lógica institucional. Este apontou direções ao tratamento que implicam diversos aspectos que devem ser analisados nos planos terapêuticos, buscando vislumbrar, no espaço da institucionalização e da coletividade, um espaço de fala e de produção de novos sentidos para o sujeito, além de mostrar a necessária articulação da psicanálise ao campo teórico, prático e político da Saúde Coletiva.


Conclusões e/ou Recomendações
A discussão fomentada nesse trabalho pode proporcionar diversas contribuições para o campo da Saúde Mental e Coletiva, uma vez que traz orientações mais concretas para a condução de algumas dificuldades encontradas nesses casos por parte da equipe interdisciplinar, o que justifica a relevância deste trabalho. Tal ferramenta, ao convocar a fala do sujeito, torna-o principal orientador do tratamento e das possíveis intervenções da rede.

Trabalhos Científicos

Veja aqui as regras para envio dos resumos e fique atento aos prazos.

SAIBA MAIS

Programação Científica

Consulte a programação completa das palestras e cursos disponíveis.

SAIBA MAIS

Convidados

Conheça os Palestrantes confirmados e veja seus currículos!

SAIBA MAIS

Fique atento
às datas principais


26

Julho

2018

Inscrições encerradas.
Não haverá inscrição no local.

01

março

2018

Está encerrado o prazo para submissão de trabalhos.

locais do evento

Pré-Congresso

UERJ - Campus Maracanã

A Universidade do Estado do Rio de Janeiro é uma das maiores e mais prestigiadas universidades do Brasil e da América Latina. Possui campi em 7 cidades do estado, sendo o maior deles localizado no bairro do Maracanã, na cidade do Rio de Janeiro.

R. São Francisco Xavier, 524 - Maracanã, Rio de Janeiro - RJ, 20550-900

Congresso

FIOCRUZ - Campus Manguinhos

Fundação Oswaldo Cruz é uma instituição de ensino, pesquisa, serviços, desenvolvimento científico e tecnológico em saúde, localizada no Rio de Janeiro, Brasil, considerada uma das principais instituições mundiais de pesquisa em saúde pública.

Avenida Brasil, 4365 - Manguinhos, Rio de Janeiro - RJ, 21040-360