Comunicações Orais Curtas

28/07/2018 - 08:00 - 09:50
COC29h - Cuidado em saúde mental - abordagem multiprofissional e formação

22743 - INTERFACE ENTRE PSICOLOGIA E SERVIÇO SOCIAL: UM RELATO DE CASO EM UMA UNIDADE DE PRONTO ATENDIMENTO
ARTHUR FILIPE TELES CASTILHO - FACULDADE PITÁGORAS


Período de Realização
Agosto/2017 a Novembro/2017


Objeto da Experiência
Estágio curricular supervisionado da disciplina de clínica amplicada em Unidade de Pronto Atendimento em Poços de Caldas/MG


Objetivos
Descrever o atendimento psicológico em um caso de vulnerabilidade social e abuso de substâncias no contexto hospitalar na Unidade de Pronto Atendimento de Poços de Caldas.


Metodologia
O acompanhamento do caso seguiu o método adotado na disciplina de Clínica Ampliada. O estágio foi realizado na UPA de Poços de Caldas. Este relato refere-se ao acompanhamento de um caso no qual foi trabalhado a escuta clínica, o estabelecimento de vínculo e a promoção de autonomia através de intervenção psicológica. A identidade fictícia utilizada foi E.J., 40 anos, sexo feminino, em situação de rua, usuária de substância psicoativa e quadro de neoplasia de pulmão. Foram realizadas 6 sessões.


Resultados
E.J. estava internada ha 5 dias para diagnóstico de câncer de pulmão. A paciente não sabia o motivo da internação o que a deixava mais ansiosa. Era explícita a facilidade de formação de vínculo com a equipe, possivelmente decorrente de uma elaboração histérica que fazia funcionar de forma catódica o seu gozo em relação ao desejo do outro, numa função de necessidade de reconhecimento escopofílico dos cuidadores, e reclamações constantes sobre tudo, mostrando insatisfação incessante.


Análise Crítica
O presente caso foi relatado pelo assistente social responsável como “caso crônico” no âmbito social. Com pouca possibilidade de melhora, o trato do caso fica restrito a um movimento paliativo que tenta estruturar um bem-estar no que é possível na elaboração subjetiva. Mesmo com a potência vincular do outro, sobretudo de seus familiares, o interesse dos profissionais envolvidos é limitado à sobrevida minimamente saudável, e uma autonomia parcial.


Conclusões e/ou Recomendações
É possível entender, a partir do modelo de intervenção proposta, a necessidade de um referencial psicológico dentro do ambiente do hospital bem como de um acolhimento humano e analítico nessa contingência. A função do psicólogo, atrelada ao manejo da assistência social, pode reelaborar um local de atenção legítima ao usuário e segurança psicológica no que tange a um tratamento que se interesse pela totalidade.

Trabalhos Científicos

Veja aqui as regras para envio dos resumos e fique atento aos prazos.

SAIBA MAIS

Programação Científica

Consulte a programação completa das palestras e cursos disponíveis.

SAIBA MAIS

Convidados

Conheça os Palestrantes confirmados e veja seus currículos!

SAIBA MAIS

Fique atento
às datas principais


26

Julho

2018

Inscrições encerradas.
Não haverá inscrição no local.

01

março

2018

Está encerrado o prazo para submissão de trabalhos.

locais do evento

Pré-Congresso

UERJ - Campus Maracanã

A Universidade do Estado do Rio de Janeiro é uma das maiores e mais prestigiadas universidades do Brasil e da América Latina. Possui campi em 7 cidades do estado, sendo o maior deles localizado no bairro do Maracanã, na cidade do Rio de Janeiro.

R. São Francisco Xavier, 524 - Maracanã, Rio de Janeiro - RJ, 20550-900

Congresso

FIOCRUZ - Campus Manguinhos

Fundação Oswaldo Cruz é uma instituição de ensino, pesquisa, serviços, desenvolvimento científico e tecnológico em saúde, localizada no Rio de Janeiro, Brasil, considerada uma das principais instituições mundiais de pesquisa em saúde pública.

Avenida Brasil, 4365 - Manguinhos, Rio de Janeiro - RJ, 21040-360