28/07/2018 - 08:00 - 09:50 COC29h - Cuidado em saúde mental - abordagem multiprofissional e formação |
21815 - INTERDISCIPLINARIEDADE COMO FERRAMENTA DE VÍNCULO: AÇÕES DE UMA LIGA ACADÊMICA DE SAÚDE MENTAL BRUNA FERREIRA CÍCERO LIMA - ACADÊMICA DE ENFERMAGEM DA FACULDADE CIÊNCIAS MÉDICAS DE MINAS GERAIS, LUCIANA ALVES SILVEIRA MONTEIRO - DOCENTE DO CURSO DE ENFERMAGEM DA FACULDADE CIÊNCIAS MÉDICAS DE MINAS GERAIS, ORIENTADORA DA PESQUISA, LILIAN TORRES - DOCENTE DO CURSO DE ENFERMAGEM DA FACULDADE CIÊNCIAS MÉDICAS DE MINAS GERAIS, LUCIANA RAMOS MOURA - DOCENTE DO CURSO DE ENFERMAGEM DA FACULDADE CIÊNCIAS MÉDICAS DE MINAS GERAIS, ISABELA TAKESHITA - DOCENTE DO CURSO DE ENFERMAGEM DA FACULDADE CIÊNCIAS MÉDICAS DE MINAS GERAIS, CLAUDIRENE MILAGRES - DOCENTE DO CURSO DE ENFERMAGEM DA FACULDADE CIÊNCIAS MÉDICAS DE MINAS GERAIS, CAMILA AUGUSTA DOS SANTOS - DOCENTE DO CURSO DE ENFERMAGEM DA FACULDADE CIÊNCIAS MÉDICAS DE MINAS GERAIS, MARCELO SALLES - DOCENTE DO CURSO DE ENFERMAGEM DA FACULDADE CIÊNCIAS MÉDICAS DE MINAS GERAIS, PEDRO SEBASTIÃO DE OLIVEIRA LAZARONI - MÉDICO PREFEITURA DE BELO HORIZONTE E FUNDAÇÃO HOSPITALAR DE MINAS GERAIS., ALESSANDRA SILVA LIMA JARDIM - DOCENTE FACULDADE CIÊNCIAS MÉDICAS
Apresentação/Introdução Na saúde mental a Atenção Psicossocial ganha forças, sendo a interdisciplinaridade fundamental devido aos fundamentos da horizontalização das relações intrainstitucionais. Essa transformação requer profissionais comprometidos com a nova forma de lidar com o conhecimento, articulando conhecimentos específicos com toda a rede de saberes, através de uma ação dialógica com diferentes atores sociais.
Objetivos Realizar atividades extensionista para promover a cidadania, para a melhoria e transformação da sociedade no que se refere à assuntos da saúde mental.
Metodologia Foram realizadas atividades educativas por estudantes dos cursos de Enfermagem, Psicologia e Medicina, no mês de setembro/2017, com a população frequentadora de parques, praças e ambulatórios localizados nos municípios de Belo Horizonte e Raposos - MG. As atividades educativas realizadas foram sobre o tema de transtornos alimentares relacionados à saúde mental (bulimia, anorexia nervosa, vigorexia e obesidade) integrada à dinâmica da autoestima, com auxílio de uma caixa com um espelho. Outros temas abordados foram: estigmas relacionados a deficiência mental e prevenção de suicídio.
Resultados Foram abordados 250 indivíduos distribuídos entre: ambulatório, praças públicas de BH e Raposos - MG. Durante as atividades os cidadãos mostravam-se receptivos e alguns afirmavam não conhecer transtornos alimentares abordados. Alguns deles, quando submetidos às dinâmicas, manifestaram nunca ter pensado sobre pontos relacionados à autoestima. Na ação de prevenção ao suicídio, houve relato de não saber como ajudar o indivíduo em situação de risco ao suicídio. Na ação de estigmas sociais, diversos cidadãos relataram não saber como auxiliar pessoas com deficiência mental. Percebe-se que após as ações realizadas os cidadãos que participaram mostraram-se orientados quanto aos temas propostos.
Conclusões/Considerações As ações educativas tiveram boa aceitação no momento da abordagem, bem como interesse dos abordados quanto aos temas levantados. Foram identificadas outras demandas como a necessidade de trabalhar mais detalhadamente sinais de alerta para o suicídio e outras psicopatologias.
|