Comunicações Orais Curtas

28/07/2018 - 08:00 - 09:50
COC29g - Álcool e Drogas - Cuidado e assistência

28213 - VIVÊNCIA DE CAMINHONEIROS SOBRE O USO DE SUBSTÂNCIAS PSICOATIVAS: ESTUDO DESCRITIVO
LEILIANE RODRIGUES MAGALHÃES - UFSJ, FRANCIELE CRISTINA CORRÊA CHAGAS - UFSJ, JÉSSICA MARIA DALIVETE SILVA - UFSJ, SARA BATISTA DE JESUS - UFSJ, PATRÍCIA PERES DE OLIVEIRA - UFSJ, EDILENE APARECIDA ARAÚJO DA SILVEIRA - UFSJ


Apresentação/Introdução
O transporte rodoviário de mercadorias impulsiona o desenvolvimento econômico dos países. Os motoristas de caminhão protagonizam essa categoria e seu trabalho exige metas e prazos curtos. Para reduzir a sonolência nas viagens e aumentar a disposição para o trabalho e socialização, tais profissionais utilizam substâncias psicoativas, prejudicando a própria saúde e gerando acidentes de trânsito.


Objetivos
Compreender a vivência e os motivos que levaram ao uso de substâncias psicoativas por caminhoneiros.


Metodologia
Estudo descritivo com abordagem qualitativa realizado por meio da técnica em cadeias, norteada pelo referencial teórico do interacionismo simbólico. Os dados foram coletados por meio de entrevistas com 30 caminhoneiros, em um município de Minas Gerais, no período de março a dezembro de 2016. Para a análise dos elementos, foi utilizada como estratégia a análise temática.


Resultados
Os 30 caminhoneiros apresentavam idades entre 23 e 65 anos. Exerciam a profissão há pelo menos três anos até 39 anos, faziam uso de substâncias psicoativas por um período entre quatro meses e 32 anos e média de 12 anos. A maioria era solteiro e com filhos. A aprendizagem a respeito da vivência dos caminhoneiros sobre o uso de substâncias psicoativas no trabalho se deu a partir do discurso, sendo dividido em três categorias principais: “Fator Facilitador para o Desenvolvimento do Trabalho”; “Repercussão das Substâncias Psicoativas na Saúde” e “Alterações Comportamentais e Impactos nas Relações Interpessoais”.


Conclusões/Considerações
Tendo em vista que os resultados analisados mostraram condições de vida e trabalho não favoráveis à saúde dos caminhoneiros, é primordial que sejam discutidas políticas de prevenção de doenças e promoção de saúdes específicas para essa categoria profissional. Acredita-se que os resultados deste estudo possam ser usados pelos profissionais de saúde para subsidiar o planejamento de intervenções junto aos caminhoneiros.

Trabalhos Científicos

Veja aqui as regras para envio dos resumos e fique atento aos prazos.

SAIBA MAIS

Programação Científica

Consulte a programação completa das palestras e cursos disponíveis.

SAIBA MAIS

Convidados

Conheça os Palestrantes confirmados e veja seus currículos!

SAIBA MAIS

Fique atento
às datas principais


26

Julho

2018

Inscrições encerradas.
Não haverá inscrição no local.

01

março

2018

Está encerrado o prazo para submissão de trabalhos.

locais do evento

Pré-Congresso

UERJ - Campus Maracanã

A Universidade do Estado do Rio de Janeiro é uma das maiores e mais prestigiadas universidades do Brasil e da América Latina. Possui campi em 7 cidades do estado, sendo o maior deles localizado no bairro do Maracanã, na cidade do Rio de Janeiro.

R. São Francisco Xavier, 524 - Maracanã, Rio de Janeiro - RJ, 20550-900

Congresso

FIOCRUZ - Campus Manguinhos

Fundação Oswaldo Cruz é uma instituição de ensino, pesquisa, serviços, desenvolvimento científico e tecnológico em saúde, localizada no Rio de Janeiro, Brasil, considerada uma das principais instituições mundiais de pesquisa em saúde pública.

Avenida Brasil, 4365 - Manguinhos, Rio de Janeiro - RJ, 21040-360