Comunicações Orais Curtas

28/07/2018 - 08:00 - 09:50
COC29g - Álcool e Drogas - Cuidado e assistência

25874 - RASTREAMENTO E INTERVENÇÃO BREVE EM USUÁRIOS DE DROGAS ILICITAS NO CONTEXTO DA ATENÇÃO PRIMÁRIA ENTRE PORTUGAL E BRASIL
ANGELA MARIA MENDES ABREU - UFRJ, RAFAEL TAVARES JOMAR - UERJ, GERSON LUIZ MARINHO - UFRJ, PEDRO PARREIRA - ESENFC / COIMBRA PORTUGAL, TERESA BARROSO - ESENFC/COIMBRA PORTUGAL, RACHEL FERREIRA SAVARY FIGUEIRO - UFRJ


Apresentação/Introdução
Em geral, os usuários de drogas procuram os serviços especializados em uma fase bastante avançada do consumo. Portanto, considera-se que a intervenção em fases iniciais do problema melhora o prognóstico e, para isso, faz-se necessário o desenvolvimento de estratégias de detecção e Intervenções Breves, como forma de rastreamento na população susceptível ao uso dessas substâncias, na Atenção Primária.


Objetivos
Identificar o padrão de consumo de cocaína dos clientes atendidos na Estratégia Saúde da Família entre dois países e Discutir a aplicabilidade da Intervenção Breve nos problemas relacionados as substancias psicoativas na área da Atenção Primária.


Metodologia
Estudo transversal descritivo realizado em duas unidades de saúde da família entre dois países Portugal e Brasil, responsáveis pelos cuidados primários de saúde. Utilizou-se amostra não probabilística de 1488 participantes na cidade do Rio de janeiro, que responderam ao questionário ASSIST versão 3.1, entre 2013 e 2014, e 206 participantes na cidade de Coimbra entre 2014 e 2015. Critérios de inclusão todos os participantes dos Serviços maiores de 18 anos, agendados para consulta com a enfermeira. Variáveis foram as sóciodemográficas, de Intervenção Breve e de desfecho, o padrão de consumo de cocaina. Utilizou-se o SPSS versão 22.0. Os estudos foram Submetidos aos procedimentos éticos.


Resultados
No perfil da amostra houve maior frequência no atendimento para o sexo feminino, casados, renda entre 2 e 3 salários mínimos; houve diferenças encontradas na idade, escolaridade e tipo de religião. Houve ocorrência no consumo da cocaína ao longo da vida (Brasil 4,0% e Portugal 5,8%) e nos últimos três meses (Brasil 0,9% e Portugal 3,6%). Receber intervenção breve (Brasil 0,8% e Portugal 12,5%) e encaminhar para tratamento apenas Brasil 0,3%.


Conclusões/Considerações
Observou-se um perfil e um padrão de consumo com necessidade da aplicabilidade da Intervenção breve nesse nível de atendimento em ambos os países, fortalecendo, dentre os profissionais dessa área, a necessidade e a importância dessa detecção precoce.

Trabalhos Científicos

Veja aqui as regras para envio dos resumos e fique atento aos prazos.

SAIBA MAIS

Programação Científica

Consulte a programação completa das palestras e cursos disponíveis.

SAIBA MAIS

Convidados

Conheça os Palestrantes confirmados e veja seus currículos!

SAIBA MAIS

Fique atento
às datas principais


26

Julho

2018

Inscrições encerradas.
Não haverá inscrição no local.

01

março

2018

Está encerrado o prazo para submissão de trabalhos.

locais do evento

Pré-Congresso

UERJ - Campus Maracanã

A Universidade do Estado do Rio de Janeiro é uma das maiores e mais prestigiadas universidades do Brasil e da América Latina. Possui campi em 7 cidades do estado, sendo o maior deles localizado no bairro do Maracanã, na cidade do Rio de Janeiro.

R. São Francisco Xavier, 524 - Maracanã, Rio de Janeiro - RJ, 20550-900

Congresso

FIOCRUZ - Campus Manguinhos

Fundação Oswaldo Cruz é uma instituição de ensino, pesquisa, serviços, desenvolvimento científico e tecnológico em saúde, localizada no Rio de Janeiro, Brasil, considerada uma das principais instituições mundiais de pesquisa em saúde pública.

Avenida Brasil, 4365 - Manguinhos, Rio de Janeiro - RJ, 21040-360