Comunicações Orais Curtas

28/07/2018 - 08:00 - 09:50
COC29g - Álcool e Drogas - Cuidado e assistência

24571 - VIOLÊNCIA COMO DISPARADOR DO CUIDADO AOS USUÁRIOS GRAVES DE ÁLCOOL E OUTRAS DROGAS: NOVOS SENTIDOS, SIGNIFICADOS E DESTINOS PARA A VIOLÊNCIA
THAÍS CASSIANO BEIRAL - ENSP FIOCRUZ, MARIA PAULA CERQUEIRA GOMES - IPUB UFRJ


Período de Realização
Trabalho final do curso de Residência Multiprofissional em Saúde Mental do IPUB/UFRJ no ano de 2016.


Objeto da Experiência
O cuidado ofertado pelo CAPS AD III Miriam Makeba aos usuários graves que têm suas vidas envoltas às situações de violência em suas múltiplas facetas.


Objetivos
Apresentar o percurso formativo de um residente multiprofissional, problematizando o cuidado ofertado em um serviço atravessado pela violência em suas múltiplas facetas.


Metodologia
Com base em Jorge Larossa Bondiá utilizamos a metodologia de relato de experiência. Esse estudo problematizou de maneira teórico-crítica o labor diário no CAPS AD III Miriam Makeba. Desenvolvido por meio de dados empíricos e documentais, foi realizado levantamento bibliográfico sobre a temática, buscando correlacioná-las com as implicações do campo na vida social.


Resultados
Os resultados apresentados nesse estudo indicaram três campos de significados que fazem operar o cuidado cotidiano atravessado por intensa vulnerabilidade psicossocial e violência. São elas: 1) violência enquanto recurso de linguagem, 2) violência como recurso de sobrevivência e resistência e 3) as pequenas violência do cotidiano profissional.


Análise Crítica
Lançando novos olhares sobre as situações de intensa vulnerabilidade psicossocial e violência, foi possível perceber novos sentidos para a produção do cuidado coletivo. Outro ponto importante a ser destacado é o de que, ao compreender e reconhecer essas situações de violência de forma não naturalizada, mas de maneira ampla e complexa, o trabalho pode ser disparador de cuidado em saúde pública a clientelas historicamente estigmatizadas.


Conclusões e/ou Recomendações
Esperamos contribuir com novos estudos que busquem estratégias de cuidado e enfrentamento da violência que não àqueles relacionadas ao seu combate/erradicação, mas que articulem as dinâmicas sociais que engendram suas múltiplas facetas, adotando perspectiva de inclusão de múltiplos conhecimentos e experiências. Buscamos propulsionar avanços no campo, buscando o fortalecimento de políticas humanizadas e não excludentes, e da Reforma Psiquiátrica.

Trabalhos Científicos

Veja aqui as regras para envio dos resumos e fique atento aos prazos.

SAIBA MAIS

Programação Científica

Consulte a programação completa das palestras e cursos disponíveis.

SAIBA MAIS

Convidados

Conheça os Palestrantes confirmados e veja seus currículos!

SAIBA MAIS

Fique atento
às datas principais


26

Julho

2018

Inscrições encerradas.
Não haverá inscrição no local.

01

março

2018

Está encerrado o prazo para submissão de trabalhos.

locais do evento

Pré-Congresso

UERJ - Campus Maracanã

A Universidade do Estado do Rio de Janeiro é uma das maiores e mais prestigiadas universidades do Brasil e da América Latina. Possui campi em 7 cidades do estado, sendo o maior deles localizado no bairro do Maracanã, na cidade do Rio de Janeiro.

R. São Francisco Xavier, 524 - Maracanã, Rio de Janeiro - RJ, 20550-900

Congresso

FIOCRUZ - Campus Manguinhos

Fundação Oswaldo Cruz é uma instituição de ensino, pesquisa, serviços, desenvolvimento científico e tecnológico em saúde, localizada no Rio de Janeiro, Brasil, considerada uma das principais instituições mundiais de pesquisa em saúde pública.

Avenida Brasil, 4365 - Manguinhos, Rio de Janeiro - RJ, 21040-360