Comunicações Orais Curtas

28/07/2018 - 08:00 - 09:50
COC29g - Álcool e Drogas - Cuidado e assistência

24053 - ÁLCOOL E OUTRAS DROGAS: A ATUAÇÃO DAS EQUIPES DE SAÚDE DA FAMILIA
LOUISE ANNE REIS DA PAIXÃO - UFRJ, ANGELA MARIA MENDES ABREU - UFRJ, LARISSA RODRIGUES MATTOS - UFRJ, PAULO VINICIUS VALOIS WALTERFANG - SMSRJ, FABIANA SILVA MARINS NAZARENO COSME - SMSRJ, LUDIMILA CUZATIS GONÇALVES - UFF


Apresentação/Introdução
O uso de álcool e outras drogas é tido como um problema prioritário para o setor de saúde no Brasil. Para o enfretamento desta problemática, o Ministério da Saúde destaca a atuação das equipes de saúde da família no qual possuem o cuidado em saúde de forma integral às pessoas em sofrimento psíquico devido ao consumo de álcool e outras drogas (MS, 2013).


Objetivos
Assim, o presente estudo tem como objetivo avaliar o conhecimento, atitudes e práticas dos profissionais que integram as equipes de saúde da família na atenção em saúde para os usuários de consumo abusivo de substâncias psicoativas.


Metodologia
Trata-se de um estudo quantitativo, analítico, quase experimental de coorte prospectivo, não randomizado do tipo inquérito CAP (Conhecimentos Atitudes e Práticas). Em unidades de saúde da família de uma Área de Planejamento do município do Rio de Janeiro com os profissionais da estratégia de saúde da família. O instrumento para coleta de dados é um questionário auto-aplicável e o estudo é decorrente de uma tese de doutorado. Os dados coletados estão sendo digitalizados e processados eletronicamente pelo software EPI-INFO. Foi aprovado pelo parecer 1.920.292/2017 do Comitê de Ética da Escola de Enfermagem Anna Nery e da Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro.


Resultados
O estudo encontra-se na fase de coleta de dados. Até o momento, foram entrevistados 89 profissionais de saúde, sendo a maior parte agentes comunitários de saúde (48,3%), seguido dos enfermeiros (28%). Quando indagados sobre a realização de curso de atualização sobre substâncias psicoativas 42% mencionaram ter realizado pelo menos um curso de capacitação na vida.Sobre a construção do plano terapêutico singular 8% dos profissionais de saúde relataram fazer o mesmo frequentemente. Em relação a prática de grupos de promoção à saúde para essa população, 51% mencionaram ter essa atividade na Unidade em que trabalham.


Conclusões/Considerações
Como já mencionado, o estudo encontra-se na fase de coleta de dados, contudo espera-se que os resultados encontrados possam ser discutidos na academia na prática profissional para que contribuam na qualificação da assistência aos usuários de drogas nas perspectivas da Atenção Primária à Saúde.

Trabalhos Científicos

Veja aqui as regras para envio dos resumos e fique atento aos prazos.

SAIBA MAIS

Programação Científica

Consulte a programação completa das palestras e cursos disponíveis.

SAIBA MAIS

Convidados

Conheça os Palestrantes confirmados e veja seus currículos!

SAIBA MAIS

Fique atento
às datas principais


26

Julho

2018

Inscrições encerradas.
Não haverá inscrição no local.

01

março

2018

Está encerrado o prazo para submissão de trabalhos.

locais do evento

Pré-Congresso

UERJ - Campus Maracanã

A Universidade do Estado do Rio de Janeiro é uma das maiores e mais prestigiadas universidades do Brasil e da América Latina. Possui campi em 7 cidades do estado, sendo o maior deles localizado no bairro do Maracanã, na cidade do Rio de Janeiro.

R. São Francisco Xavier, 524 - Maracanã, Rio de Janeiro - RJ, 20550-900

Congresso

FIOCRUZ - Campus Manguinhos

Fundação Oswaldo Cruz é uma instituição de ensino, pesquisa, serviços, desenvolvimento científico e tecnológico em saúde, localizada no Rio de Janeiro, Brasil, considerada uma das principais instituições mundiais de pesquisa em saúde pública.

Avenida Brasil, 4365 - Manguinhos, Rio de Janeiro - RJ, 21040-360