28/07/2018 - 08:00 - 09:50 COC29g - Álcool e Drogas - Cuidado e assistência |
23710 - O ACOLHIMENTO SOB A ÓTICA DOS USUÁRIOS DE UM CAPS AD CARINA PIMENTEL SOUZA BATISTA - UEFS, SINARA DE LIMA SOUZA - UEFS, CAMILA CERQUEIRA RIOS - UEFS, JACIELE DE SOUZA DOS SANTOS - UEFS, EVERTHON FRAGA DE OLIVEIRA - UEFS
Apresentação/Introdução O acolhimento é uma tecnologia leve do processo mediador do trabalho em saúde (MERHY, 1997) que orienta as práticas e aproxima o indivíduo da rede de atenção psicossocial. O acolhimento dos usuários de álcool e outras drogas, sob a ótica dos profissionais do CAPS ad, é de grande relevância, por conta do preconceito e da associação a periculosidade que pode comprometer a assistência.
Objetivos Descrever a percepção dos usuários de um CAPS ad, do interior da Bahia, acerca do acolhimento realizado pela equipe.
Metodologia Pesquisa qualitativa, exploratória, descritiva, desenvolvida no CAPS ad, em 2017. Participaram do estudo, usuários, que frequentavam regularmente, o Grupo Ajuda Mútua Droga, para pessoas em uso de substâncias psicoativas ilícitas. A técnica de coleta de dados foi o Grupo Focal com a temática do acolhimento. Os dados foram analisados, com base na Análise de Conteúdo (Minayo, 1999) com as seguintes fases: Pré-Análise, organização do material e leitura flutuante; Exploração do Material, categorização dos dados; Tratamento dos Resultados, articulação dos dados categorizados com o referencial teórico. Os aspectos éticos atenderam à Resolução n. 466 de 12 de dezembro de 2012 do CNS (BRASIL, 2012).
Resultados O grupo é formado por homens de 26 a 49 anos. Foi possível trabalhar com três categorias de análise: a percepção de acolhimento; a satisfação com o atendimento e melhoria no atendimento. Na percepção do acolhimento os usuários relataram a ausência do estigma e preconceito pela equipe na atenção prestada. O acolhimento para os participantes refletiu também a satisfação com o atendimento, sobretudo, nos momentos de trocas, experiências e convívio com os profissionais e demais usuários nas experiências grupais. Também foi descrito a importância do acolhimento, não apenas pelo técnico de referência, mas por todos os profissionais que trabalham na instituição, desde a porta de entrada.
Conclusões/Considerações O estudo permitiu conhecer, sob a ótica dos usuários do CAPS ad, os pontos positivos e as fragilidades do acolhimento realizado pela equipe. Assim, o trabalho evidenciou que o acolhimento não se resume ao primeiro atendimento, mas ele está presente em todas as instâncias do tratamento. Sendo, assim, um elemento fortalecedor do vínculo entre profissionais e usuários, interferindo positivamente na satisfação, o que favorece a adesão ao tratamento.
|