28/07/2018 - 08:00 - 09:50 COC29f - Álcool e Drogas - Estudantes e população jovem / Álcool e Drogas - Formação, educação e metodologias |
27601 - DISCUTINDO O USO DE SUBSTÂNCIAS PSICOATIVAS (SPA’S) NO AMBIENTE ACADÊMICO: PROPOSTA DA DISCIPLINA DE ESTÁGIO BÁSICO II DA UNIVERSIDADE SALVADOR/BA DIELE SANTOS DA PAIXÃO - UNIFACS, AMANDA DOS SANTOS LIMA - UNIFACS, TAMILES CERQUEIRA LOPES DA SILVA - UNIFACS, GABRIELA REBOUÇAS VIEIRA - UNIFACS, MARLENE BARRETO SANTOS MIRANDA - UNIFACS
Período de Realização O estágio em redução de danos ocorreu no período de 04 meses, entre julho e novembro de 2017.
Objeto da Experiência Estudantes da Escola de Negócios da Universidade Salvador, localizado no Campus Tancredo Neves (CTN).
Objetivos Apresentar as propostas da disciplina, que possibilitou a discussão de questões relacionadas a saúde mental, ao consumo e aos consumidores de SPA’s e estratégias em redução de danos de forma interdisciplinar. Promovendo a integração entre os discentes da Escola de Saúde e da Escola de Negócios.
Metodologia Na primeira etapa da disciplina, ocorreu capacitação dos alunos através de aulas e apresentações sobre tecnologias leves, metodologias ativas, SPA´s, estratégias em redução de danos e saúde mental. A segunda etapa, foi direcionada para a construção dos primeiros materiais (jogos – tecnologias leves) que aliassem a teoria com a prática. Estes eram produzidos e adaptados todas as semanas, constituindo assim, a terceira etapa do Estágio, aplicação de intervenções através do material elaborado.
Resultados A troca das temáticas possibilitou o estudo e desenvolvimento de estratégias que contemplassem todos os conteúdos. O feedback positivo, quase que imediato, na finalização das atividades propiciou divulgação do projeto resultando em um maior e mais contínuo número de participantes, evidenciando assim a formação de vinculo o que permitiu o sucesso no desenvolvimento das ações interdisciplinares e multiprofissionais. Foi possível
identificar a importância e eficiência do trabalho em conjunto.
Análise Crítica A Redução de Danos por ser uma política pública regulamentada na lei 11.343/06, torna evidente a necessidade do diálogo cada vez mais frequente nos cursos de saúde. Abordar a temática no Estágio, em especial, no curso de Psicologia permite uma formação sólida e discussões críticas alicerçadas no reconhecimento do indivíduo como um ser biopsicossocial. Ainda assim, os estudantes elaboram estratégias em RD e promovem multidisciplinariedade ao direcionar o trabalho para estudantes de outras áreas.
Conclusões e/ou Recomendações A experiência proporcionou aos estudantes dos diversos cursos, o intercâmbio de conhecimentos. Portanto, disciplinas com esta proposta contribuem para uma formação ampliada, indicando que, independente da área de atuação, é possível prestar um serviço de atenção integral e humanizada no que tange o uso de SPA’s e a saúde mental, através da utilização de tecnologias leves e metodologias ativas.
|