28/07/2018 - 08:00 - 09:50 COC29f - Álcool e Drogas - Estudantes e população jovem / Álcool e Drogas - Formação, educação e metodologias |
27018 - EDUCAÇÃO INCLUSIVA E USO DE SUBSTÂNCIAS PSICOATIVAS: UM OLHAR VOLTADO PARA À PROMOÇÃO DA SAÚDE. WILEM VICTOR DA SILVA SOUSA - UFPE/CAV, FERNANDA JORGE GUIMARÃES - UFPE/CAV, VANESSA KARLA SANTOS DE SOUZA - UFPE/CAV, SUZANY KARLA DE ARAUJO SILVA - UFPE/CAV, SIMONE DANIELLY VIDEL DE NEGREIROS - UFPE/CAV, MAYNARA FERNANDES GOMES DA SILVA - UFPE/CAV, GABRIELA PAULA DOS SANTOS ANDRADE - UFPE/CAV, FERNANDA ALVES DE MACÊDO - UFPE/CAV, GILVANESSA RODRIGUES DE SOUZA - UFPE/CAV, EDUARDO FERNANDO GOMES CAVALCANTI DA SILVA - UFPE/CAV
Período de Realização Atividades realizadas no período de setembro de 2016 a dezembro de 2017.
Objeto da Experiência Estudantes com e sem deficiência em turmas de inclusão.
Objetivos Descrever ações de prevenção ao abuso de substâncias psicoativas com estudantes em turmas de educação inclusiva.
Metodologia As ações foram desenvolvidas com adolescentes inseridos na turma de inclusão de uma escola em educação especial. Utilizou-se a estratégia de oficinas que ocorreram de acordo com os momentos: acolhimento, apresentação do tema, discussão e avaliação. Nas oficinas, os temas foram abordados de forma lúdica, adaptadas às necessidades dos estudantes: O que são drogas, drogas lícitas e ilícitas, danos caudados pelas drogas e estratégias de resistência às pressões externas.
Resultados A idade do público-alvo variou entre 13 e 27 anos, de ambos os sexos. As principais deficiências foram intelectuais e auditivas, em diferentes graus. Ao transcorrer das oficinas, ocorreu uma melhora significativa com relação à participação dos estudantes. Observou-se que problemas com substâncias psicoativas como o álcool e o tabaco faziam parte de suas realidades e, alguns estudantes, mesmo com baixa faixa etária, já haviam consumido algumas dessas substâncias.
Análise Crítica A ausência de um interprete de libras para os estudantes com deficiência auditiva e baixa adesão dos professores às atividades foram problemas observados. Outra questão a ser considerada é a pequena quantidade de estudos e experiências na área. Nas atividades realizadas, os estudantes puderam interagir com os participantes do projeto de forma efetiva, o que proporcionou troca de experiências e uma maior dinamização na produção de conhecimentos científicos sobre a temática proposta.
Conclusões e/ou Recomendações A realização de atividades preventivas para o abuso de substâncias psicoativas torna-se essencial para evitar danos à saúde, tanto para os adolescentes como para seus familiares. A realização das atividades no ambiente escolar possibilitou aos graduandos participantes do projeto uma construção coletiva de conhecimento, enriquecendo a formação acadêmica e profissional.
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