28/07/2018 - 08:00 - 09:50 COC29f - Álcool e Drogas - Estudantes e população jovem / Álcool e Drogas - Formação, educação e metodologias |
26808 - UTILIZAÇÃO DE JOGOS COMO FERRAMENTA DE METODOLOGIA ATIVA PELO GRUPO DE TRABALHO REDUÇÃO DE DANOS - GTRD: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA TAMILES CERQUEIRA LOPES DA SILVA - UNIFACS, MARLENE BARRETO SANTOS MIRANDA - UNIFACS, THAÍS MELO DO DESTERRO PASSOS - UNIFACS, RANNYE GABRIELLE FAGUNDES TEIXEIRA - UNIFACS
Período de Realização Atividades e ações realizadas pelo GTRD, entre fevereiro de 2016 e fevereiro de 2018.
Objeto da Experiência A repercussão no público diante de jogos que abordam a temática do consumo de substâncias psicoativas, a partir da perspectiva da Redução de Danos.
Objetivos Apresentar as metodologias ativas e tecnologias leves utilizadas pelo GT, alicerçadas pela política de Redução de Danos, entendendo o consumo através da Tríade Droga-Sujeito-Meio Sociocultural. Descrever os jogos, aplicação e reflexões extraídas pela atuação do GTRD na cidade de Salvador/BA.
Metodologia Relato de experiência construído a partir do uso de jogos desenvolvidos pelo Grupo de Trabalho Redução de Danos – UNIFACS. Sustentado nas tecnologias leves o GT desenvolveu jogos que possibilitam aproximação dinâmica e eficaz com o público, facilitando a discussão de temas como substâncias psicoativas, Redução de Danos, práticas multiprofissionais em saúde, prevenção e promoção de saúde. Os jogos foram elaborados em formato de tabuleiro, são eles, “Possibilidades Urbanas; Quiz e Papo de Bar”.
Resultados Os questionamentos suscitados pelos jogos envolvem simulações de saída de casa para a “baladas”, atividades recreativas no bar, companhias, pretensões de gastos, estado emocional e físico dos participantes. A partir disso, é possível identificar maior dinamismo e interação ao abordar os temas. Tais estratégias tem gerado reflexões sobre práticas em Redução de Danos e vem proporcionando efeitos positivos na conscientização sobre o uso de substâncias psicoativas e situação de consumo na sociedade.
Análise Crítica As motivações para o uso de substâncias (SPA’s) psicoativas são diversas. Podem estar atreladas a fuga, mitigar a dor, busca pelo prazer ou para entrar em estado de exaltação. A motivação pelo consumo é um fator importante que precisa ser considerado para compreender a situação de uso de qualquer substância psicoativa, seja ela lícita ou ilícita. Dessa forma, a Redução de Danos para o consumo de SPA’s, é um tema que precisa estar cada vez mais presente, tanto socialmente, quanto na academia.
Conclusões e/ou Recomendações As metodologias ativas e tecnologias leves, facilitam o aprendizado e estimula a participação dos indivíduos nas ações e atividades propostas. Os jogos elaborados pelo GT oferecem ferramentas para pensar, sobre um tema tão estigmatizado em nossa sociedade. Além disso, as ações têm proporcionado efeitos positivos na conscientização sobre o uso de substâncias e da situação de consumo na sociedade, através do compartilhamento de experiências.
|