Comunicações Orais Curtas

28/07/2018 - 08:00 - 09:50
COC29f - Álcool e Drogas - Estudantes e população jovem / Álcool e Drogas - Formação, educação e metodologias

25461 - FATORES DE RISCO AO USO E ABUSO DE SUBSTÂNCIAS PSICOATIVAS EM ADOLESCENTES EM SITUAÇÃO DE RUA NA CIDADE DE FEIRA DE SANTANA-BAHIA
CARINA PIMENTEL SOUZA BATISTA - UEFS, GIVANILDO DA SILVA NERY - UEFS, ROSELY CABRAL DE CARVALHO - UEFS, SINARA LIMA DE SOUZA - UEFS, JORDYR MATHEUS MAGALHÃES ROCHA - UEFS, LUCAS CORDEIRO DE LIMA OLIVEIRA - UEFS, MARCELO LEANDRO SANTANA CRUZ - UEFS, SIDNEY SHELDON OLIVEIRA BESSA - UEFS


Apresentação/Introdução
O uso de substâncias psicoativas (SPA) é fenômeno integrante da história da humanidade e que na sociedade atual, somado aos contextos de vulnerabilidades e riscos, particularmente os vivenciados por adolescentes, tem produzido impactos à saúde física, psíquica e emocional dos usuários.


Objetivos
Descrever as características sociodemográficas, o contexto geral da situação de rua e os fatores de risco e à proteção do uso indevido de drogas, entre adolescentes em situação de rua.


Metodologia
Estudo transversal descritivo, realizado com 86 adolescentes em situação de rua, com idade entre 12 a 19 anos, através de mapeamento territorial e utilizando-se da técnica RespondentDrivenSampling (RDS), entrevista dirigida pelo participante, técnica apropriada a grupos que vivem sob extremo risco e vulnerabilidade social, a qual se apresenta como grande contribuinte no acesso à populações vulneráveis e de difícil acesso.


Resultados
O reconhecimento da pluralidade de modos de vida, as características dos territórios pesquisados e vivências itinerantes dos adolescentes em situação de rua influenciam na determinação dos limites e possibilidades da técnica RespondentDrivenSampling (RDS). Observou-se que 23,3% dos entrevistados frequentam a rua há mais de 5 anos, as dificuldades socioeconômicas e os conflitos familiares concentraram/são os maiores motivos de saída para as ruas, 47,7% e 33,7%, respectivamente. A prevalência do uso de álcool e tabaco foi de 53,5% e 36%, respectivamente, dentre as drogas ilícitas, a maconha se destacou, com maior prevalência, 27,9%.


Conclusões/Considerações
Os achados relacionados às dificuldades do contexto familiar e a alta prevalência para o uso de SPA, especialmente álcool e maconha, desperta para necessidade de trabalho preventivo e de cuidado à referida população, cujo trabalho nas ruas do centro urbano os expõe aos diversos riscos e agravos saúde.

Trabalhos Científicos

Veja aqui as regras para envio dos resumos e fique atento aos prazos.

SAIBA MAIS

Programação Científica

Consulte a programação completa das palestras e cursos disponíveis.

SAIBA MAIS

Convidados

Conheça os Palestrantes confirmados e veja seus currículos!

SAIBA MAIS

Fique atento
às datas principais


26

Julho

2018

Inscrições encerradas.
Não haverá inscrição no local.

01

março

2018

Está encerrado o prazo para submissão de trabalhos.

locais do evento

Pré-Congresso

UERJ - Campus Maracanã

A Universidade do Estado do Rio de Janeiro é uma das maiores e mais prestigiadas universidades do Brasil e da América Latina. Possui campi em 7 cidades do estado, sendo o maior deles localizado no bairro do Maracanã, na cidade do Rio de Janeiro.

R. São Francisco Xavier, 524 - Maracanã, Rio de Janeiro - RJ, 20550-900

Congresso

FIOCRUZ - Campus Manguinhos

Fundação Oswaldo Cruz é uma instituição de ensino, pesquisa, serviços, desenvolvimento científico e tecnológico em saúde, localizada no Rio de Janeiro, Brasil, considerada uma das principais instituições mundiais de pesquisa em saúde pública.

Avenida Brasil, 4365 - Manguinhos, Rio de Janeiro - RJ, 21040-360