28/07/2018 - 08:00 - 09:50 COC29f - Álcool e Drogas - Estudantes e população jovem / Álcool e Drogas - Formação, educação e metodologias |
25286 - USO ABUSIVO DE SUBSTÂNCIAS PSICOATIVAS: ESTRATÉGIA DE EDUCAÇÃO EM SAÚDE ENTRE OS ESCOLARES BÁRBARA DE OLIVEIRA TURATTI - IFSC, SUELEN DOS SANTOS SARAIVA - IFSC, JULIANA FERNANDES DA NÓBREGA - IFSC, RAFAELA VIVIAN VALCARENGHI - ESTÁCIO DE SÁ, AMANDA BATTANOLI DOS SANTOS - IFSC, INGRID LOUISE SILVEIRA ALVES - IFSC
Período de Realização A ação de educação em saúde foi realizada em novembro de 2017.
Objeto da Experiência Uso abusivo de substâncias psicoativas entre os escolares através do compartilhamento de informações sobre os seus efeitos no organismo.
Objetivos Objetivou-se estabelecer uma ação educativa de prevenção do uso de álcool, drogas e tabaco entre os escolares do ensino médio de uma Instituição Federal do Estado de Santa Catarina, a partir dos fatores de risco identificados no levantamento prévio realizado com os mesmos.
Metodologia Visando a relevância em discutir esse tema e ter uma melhor comunicação com os jovens de forma interativa, foi proposta a realização de um varal cultural, onde os escolares tiveram a oportunidade de se manifestar artisticamente da forma que desejaram sobre como se sentem e o que entendem sobre a temática: “Uso abusivo de álcool e outras drogas – Prevenção é nossa missão”.
Resultados A ação contou com 30 participações artísticas no formato de desenhos, opiniões, rimas e poemas, além da presença de 147 espectadores prestigiando as artes do mural. Todos os participantes receberam o material elaborado sobre o tema, com a apresentação dos resultados da pesquisa desenvolvida durante o ano de 2017 com os escolares. Estes dados foram divulgados utilizando-se quadrinhos com personagens de super heróis de modo a atrair a leitura e aproximar o público alvo.
Análise Crítica É comum o jovem se aventurar em situações de risco, desenvolvendo hábitos e comportamentos não-saudáveis, expondo-se e comprometendo a sua vida. A interação dos adolescentes através de substâncias como álcool e outras drogas se torna um assunto relevante, já que durante essa fase busca-se a aceitação e inclusão em algum grupo. Questões sobre comportamento de grupo na adolescência e empoderamento para tomada de decisões sobre seu corpo também foram discutidas no material entregue e na ação.
Conclusões e/ou Recomendações Para que se possa intervir com atividades voltadas a saúde de jovens, é necessário conhecer seus costumes, assim levando em consideração informações válidas e que possam ser entendidas por aqueles que a recebem. Nesse contexto, a ação descrita buscou utilizar linguagem atrativa e dinâmica para a faixa etária estudada. Percebeu-se maior interesse dos adolescentes que interagiram e contribuíram com suas opiniões sobre a temática.
|