Comunicações Orais Curtas

27/07/2018 - 08:00 - 09:50
COC29e - Estudos epidemiológicos

25711 - PERFIL EPIDEMIOLÓGICO DAS INTERNAÇÕES COMPULSÓRIAS DE PACIENTES INTERNADOS NO INSTITUTO DE PSIQUIATRIA DO ESTADO DE SANTA CATARINA
DIEGO TOMÁS FERNANDES - UNIVERSIDADE DO SUL DE SANTA CATARINA, MÁRCIA REGINA KRETZER - UNIVERSIDADE DO SUL DE SANTA CATARINA, SÉRGIO LUIZ SANCEVERINO - UNIVERSIDADE DO SUL DE SANTA CATARINA


Apresentação/Introdução
A internação psiquiátrica compulsória, determinada judicialmente, está no centro das discussões dos direitos fundamentais do indivíduo, gerando questionamentos e diferentes opiniões sobre sua indicação. O conhecimento do perfil dessas internações poderá contribuir para o debate sobre o tema assim como a definição de políticas na área da saúde mental.


Objetivos
Analisar o perfil epidemiológico das internações compulsórias de pacientes internados no Instituto de Psiquiatria do Estado de Santa Catarina.


Metodologia
Estudo transversal realizado em todos os prontuários de pacientes internados compulsoriamente entre 2015 e 2016 no IPQ, único hospital psiquiátrico de SC. Foram coletadas variáveis sociodemográficas e clínicas. Análise pelo SPSS. Estudo aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade do Sul de Santa Catarina.


Resultados
Foram analisados 290 prontuários com maior freqüência de sexo masculino (80,6%), etnia branca (94,5%), estado civil solteiro (72,3%), idade média de 32,6 anos, 56,1% com até o ensino fundamental incompleto, 25,0% com ensino médio ou mais. Diagnósticos mais freqüentes foram transtornos mentais devidos ao uso de múltiplas drogas (36,5%), cocaína (17,6%), esquizofrenia (13,1%), transtorno afetivo-bipolar (9,6%) e uso de álcool (8,3%). Os dias de internação até a alta médica variaram de 0-126 dias, média de 19,8 dias. Os dias de internação até a alta hospitalar variaram de 2-444 dias, média de 31,9 dias. A diferença média de dias da alta médica até a hospitalar foi de 12,1.


Conclusões/Considerações
A internação compulsória é mais indicada em transtornos mentais relacionados ao uso de substâncias psicoativas, esquizofrenia e transtornos do humor. Perfil de pacientes do sexo masculino, adultos jovens, solteiros e com baixa escolaridade. Ocorre diferença de 12 dias entre a alta médica e a hospitalar.

Trabalhos Científicos

Veja aqui as regras para envio dos resumos e fique atento aos prazos.

SAIBA MAIS

Programação Científica

Consulte a programação completa das palestras e cursos disponíveis.

SAIBA MAIS

Convidados

Conheça os Palestrantes confirmados e veja seus currículos!

SAIBA MAIS

Fique atento
às datas principais


26

Julho

2018

Inscrições encerradas.
Não haverá inscrição no local.

01

março

2018

Está encerrado o prazo para submissão de trabalhos.

locais do evento

Pré-Congresso

UERJ - Campus Maracanã

A Universidade do Estado do Rio de Janeiro é uma das maiores e mais prestigiadas universidades do Brasil e da América Latina. Possui campi em 7 cidades do estado, sendo o maior deles localizado no bairro do Maracanã, na cidade do Rio de Janeiro.

R. São Francisco Xavier, 524 - Maracanã, Rio de Janeiro - RJ, 20550-900

Congresso

FIOCRUZ - Campus Manguinhos

Fundação Oswaldo Cruz é uma instituição de ensino, pesquisa, serviços, desenvolvimento científico e tecnológico em saúde, localizada no Rio de Janeiro, Brasil, considerada uma das principais instituições mundiais de pesquisa em saúde pública.

Avenida Brasil, 4365 - Manguinhos, Rio de Janeiro - RJ, 21040-360