Comunicações Orais Curtas

27/07/2018 - 08:00 - 09:50
COC29e - Estudos epidemiológicos

25160 - PREVALÊNCIA DA DEPRESSÃO PÓS PARTO E SUA RELAÇÃO COM AS CARACTERÍSTICAS SOCIOECONÔMICAS E COMPORTAMENTAIS
DHERIK FRAGA SANTOS - UFES, FRANCIELE MARABOTTI COSTA LEITE - UFES


Apresentação/Introdução
O rastreio da depressão pós parto é uma necessidade de saúde pública, pela elevada prevalência e impacto danoso no núcleo familiar, principalmente no binômio mãe-filho. Apesar de sua relevância, a depressão é subdetectada, consequentemente, seus fatores de risco subvalorizados.


Objetivos
Identificar a prevalência de depressão pós-parto entre puérperas e verificar a relação desse agravo com as características socioeconômicas e comportamentais da mulher.


Metodologia
Estudo transversal, realizado com puérperas internadas na Maternidade Municipal da Grande Vitória – Espírito Santo. Foram entrevistadas 330 puérperas de 14 a 44 anos. A coleta de dados foi feita por entrevistadoras treinadas, utilizando um formulário contento dados de caracterização socioeconômica e comportamental. O rastreamento da depressão pós-parto foi por meio de um instrumento validado em português, a Escala de Edinburgh Postnatal Depression. Os dados coletados foram analisados no programa Stata 13.0. Foram realizadas análises bivariadas por meio do teste qui-quadrado de Pearson. Adotou-se um nível de significância de 5%.


Resultados
a prevalência de Depressão pós-parto entre as puérperas foi de aproximadamente 37,0%. Observa-se que há uma maior ocorrência de depressão pós-parto entre aquelas na faixa de 20 a 29 anos, que estudaram até o ensino fundamental incompleto, solteiras e que possuem uma renda familiar de até 01 salário mínimo (p<0,05). Quanto as variáveis comportamentais, verifica-se maior prevalência de depressão entre as mulheres que fizeram uso de álcool, droga ou cigarro na gestação (p<0,05).


Conclusões/Considerações
a prevalência de depressão pós-parto foi elevada entre as púerperas assistidas na maternidade. Nota-se que determinadas características socioeconômicas e comportamentais podem contribuir na ocorrência desse evento. É fundamental que os profissionais de saúde rastreiem a depressão pós-parto visto que a mesma pode gerar danos a saúde do binômio mãe-filho.

Trabalhos Científicos

Veja aqui as regras para envio dos resumos e fique atento aos prazos.

SAIBA MAIS

Programação Científica

Consulte a programação completa das palestras e cursos disponíveis.

SAIBA MAIS

Convidados

Conheça os Palestrantes confirmados e veja seus currículos!

SAIBA MAIS

Fique atento
às datas principais


26

Julho

2018

Inscrições encerradas.
Não haverá inscrição no local.

01

março

2018

Está encerrado o prazo para submissão de trabalhos.

locais do evento

Pré-Congresso

UERJ - Campus Maracanã

A Universidade do Estado do Rio de Janeiro é uma das maiores e mais prestigiadas universidades do Brasil e da América Latina. Possui campi em 7 cidades do estado, sendo o maior deles localizado no bairro do Maracanã, na cidade do Rio de Janeiro.

R. São Francisco Xavier, 524 - Maracanã, Rio de Janeiro - RJ, 20550-900

Congresso

FIOCRUZ - Campus Manguinhos

Fundação Oswaldo Cruz é uma instituição de ensino, pesquisa, serviços, desenvolvimento científico e tecnológico em saúde, localizada no Rio de Janeiro, Brasil, considerada uma das principais instituições mundiais de pesquisa em saúde pública.

Avenida Brasil, 4365 - Manguinhos, Rio de Janeiro - RJ, 21040-360