Comunicações Orais Curtas

27/07/2018 - 08:00 - 09:50
COC29e - Estudos epidemiológicos

23788 - PERFIL EPIDEMIOLÓGICO DOS TRANSTORNOS MENTAIS RELACIONADOS AO TRABALHO NO BRASIL, 2007 A 2016
TANIA MARIA DE ARAUJO - UEFS, MARIANA DE CASTRO BRANDÃO CARDOSO - UEFS, TARCISO DE FIGUEIREDO PALMA - UEFS, JORGE MESQUITA HUET MACHADO - FIOCRUZ, PALOMA DE SOUSA PINHO FREITAS - UEFS, NATÁLIA DO CARMO ARAÚJO - UEFS


Apresentação/Introdução
Para a minimização dos riscos à saúde do trabalhador é fundamental o monitoramento das características de seu trabalho. No Brasil, os TMRT são responsáveis por parcela significativa de absenteísmo no trabalho, podendo agravar-se, diante do panorama político atual. Conhecer o quadro epidemiológico destes agravos é fundamental para a formação de estratégias que apoiem as ações da VISAT.


Objetivos
Descrever o quadro epidemiológico dos Transtornos Mentais Relacionados ao Trabalho (TMRT) no Brasil, de 2007 à 2017, com a finalidade de subsidiar a formação de estratégias que alicercem as ações da Vigilância em Saúde do Trabalhador (VISAT).


Metodologia
Trata-se de um estudo descritivo com dados secundários. Foram incluídos todos os casos de TMRT notificados no Brasil, no período de 2007 a 2016. O banco de dados utilizado no presente estudo foi extraído do SINAN, disponibilizado no sítio eletrônico do Centro Colaborador da Vigilância aos Agravos à Saúde do Trabalhador o trabalhador do Programa Integrado em Saúde Ambiental e do Trabalhador. Os dados do site foram atualizados em maio de 2017 e a coleta de dados foi realizada em agosto deste mesmo ano. Neste estudo foram utilizadas as seguintes variáveis: ano, região do país e unidades de saúde notificadora.


Resultados
Entre 2006 a 2016, foram notificados no SINAN 6.601 casos de TMRT. Quanto às notificações por região, a Sudeste e Nordeste juntas, correspondem a 83,4% dos registros. O Piauí não apresentou nenhuma notificação; Acre e Amapá apenas um caso e Roraima cinco, em todo o período. Com relação à unidade notificadora dos casos, a maioria, 75,79% das notificações foram realizadas pelos CEREST, seguido pelos serviços da Atenção Básica (9,77%), RAPs (6,41%) e serviços de urgência e emergência (4,73%). Tal distribuição se repete quando estratificada por regiões, com proporções entre 80% de notificação pelos CEREST nas regiões Sudeste e Nordeste e nas outras regiões apresentando proporções entre 40%.


Conclusões/Considerações
O enfrentamento do problema perpassa as etapas de identificação e notificação dos casos, que, de fato, precisam de maior atenção. Engloba uma perspectiva formadora de todos os atores envolvidos e a ampliação da discussão no sentido da prevenção e promoção da saúde, visando promover transformação, dirimindo ou, idealmente, findando os processos nocivos à saúde do trabalhador, que permanecem contribuindo com a ampliação deste quadro epidemiológico.

Trabalhos Científicos

Veja aqui as regras para envio dos resumos e fique atento aos prazos.

SAIBA MAIS

Programação Científica

Consulte a programação completa das palestras e cursos disponíveis.

SAIBA MAIS

Convidados

Conheça os Palestrantes confirmados e veja seus currículos!

SAIBA MAIS

Fique atento
às datas principais


26

Julho

2018

Inscrições encerradas.
Não haverá inscrição no local.

01

março

2018

Está encerrado o prazo para submissão de trabalhos.

locais do evento

Pré-Congresso

UERJ - Campus Maracanã

A Universidade do Estado do Rio de Janeiro é uma das maiores e mais prestigiadas universidades do Brasil e da América Latina. Possui campi em 7 cidades do estado, sendo o maior deles localizado no bairro do Maracanã, na cidade do Rio de Janeiro.

R. São Francisco Xavier, 524 - Maracanã, Rio de Janeiro - RJ, 20550-900

Congresso

FIOCRUZ - Campus Manguinhos

Fundação Oswaldo Cruz é uma instituição de ensino, pesquisa, serviços, desenvolvimento científico e tecnológico em saúde, localizada no Rio de Janeiro, Brasil, considerada uma das principais instituições mundiais de pesquisa em saúde pública.

Avenida Brasil, 4365 - Manguinhos, Rio de Janeiro - RJ, 21040-360