27/07/2018 - 08:00 - 09:50 COC29d - Cuidado em saúde mental: redes, linhas e dispositivos de cuidado |
24159 - TRABALHO NO NÚCLEO DE OFICINAS E TRABALHO (NOT): GERA RENDA, GERA FORMAÇÃO, GERA VIDA DANILO FRANCISCO - NÚCLEO DE OFICINAS E TRABALHO- SERVIÇO DE SAÚDE DR. CÂNDIDO FERREIRA, WERMESON SILVA LIMA - NÚCLEO DE OFICINAS E TRABALHO- SERVIÇO DE SAÚDE DR. CÂNDIDO FERREIRA, CAROLINA CON ANDRADES LUIZ - UNICAMP, MARIANE CRISTINA LOURENÇO - UNICAMP, ROSEMARY GADELHA - NÚCLEO DE OFICINAS E TRABALHO- SERVIÇO DE SAÚDE DR. CÂNDIDO FERREIRA, SERGIO DE SOUZA RODRIGUES - NÚCLEO DE OFICINAS E TRABALHO- SERVIÇO DE SAÚDE DR. CÂNDIDO FERREIRA, FLÁVIA YAMAGUCHI DE SÁ - UNICAMP
Período de Realização Março de 2017 a fevereiro de 2018.
Objeto da Experiência Construção coletiva da importância do trabalho nas oficinas de geração de trabalho e renda segundo os oficineiros inseridos no Núcleo de Oficinas e Trabalho (NOT).
Objetivos Refletir, a partir da perspectiva e discussões dos usuários (oficineiros), sobre a importância, potências e necessidades do espaço das oficinas de Trabalho e Geração de trabalho e Renda do NOT.
Metodologia As discussões aqui apresentadas foram realizadas durante reuniões de um grupo intitulado Comissão de Visibilidade, espaço formado por usuários, trabalhadores do NOT e pós graduandos da residência Multiprofissional da Unicamp. Objetivando dar maior visibilidade aos oficineiros artesãos e sua produção, além de outras questões coletivas, além da construção do protagonismo e empoderamento dos usuários (oficineiros), fomentando sua participação nos processos de trabalho do NOT e atividades externas.
Resultados O NOT na perspectiva dos oficineiros gera vida, tira as pessoas da rua, possibilita outros espaços além do CAPS. A venda dos produtos gera renda e autoestima para quem os faz. Após se inserirem na oficina, as pessoas ficam melhores. Através da inclusão pelo trabalho as pessoas conquistam um lugar. Além disso, o NOT gera vida porque trabalha a partir do respeito ao outro. Dentro do NOT a questão da identidade de gênero e da sexualidade são respeitadas, todos podem participar das oficinas sem descriminação.
Análise Crítica Percebe-se a importância de oficinas de geração de trabalho e renda na saúde mental e a necessidade de ampliar este trabalho para outras pessoas com questões de saúde e/ou deficiência. Infelizmente, os sucessivos cortes de verbas e a falta de incentivos governamentais para a rede de saúde mental impedem que o projeto expanda suas atividades. Entende-se, também, que quanto maior participação dos usuários nesses espaços de construção, reflexão e co-responsabilização, mais conseguiremos defender direitos e cidadania.
Conclusões e/ou Recomendações O trabalho nas oficinas produz vida, cidadania, educação, autonomia e autoestima. Tudo que as oficinas vendem gera renda para os usuários, o que possibilita aos mesmos pagarem pensão, moradia, comer com o dinheiro do seu artesanato. A partir do espaço do NOT as pessoas podem também buscar novos desafios como, por exemplo, se formar na escola. Além disso, o NOT é considerado um lugar formativo tanto para graduações quanto para residências em Saúde.
|