Comunicações Orais Curtas

27/07/2018 - 08:00 - 09:50
COC29c - Gestão em serviços de saúde mental/ RAPS

26297 - MONITORAMENTO DO PROGRAMA #TAMOJUNTO DE PREVENÇÃO ESCOLAR AO USO DE ÁLCOOL E OUTRAS DROGAS (2014 A 2016)
RAQUEL TURCI PEDROSO - UNB


Apresentação/Introdução
No Brasil, a Coordenação Geral de Saúde Mental, Álcool e outras Drogas do Ministério da Saúde, em parceria com o Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC) investiu entre os anos de 2013 a 2016 na implantação e avaliação do programa escolar #Tamojunto. Foram desenvolvidos Formulários - WEB, integrado à plataforma FORMSUS (Ministério da Saúde) para monitoramentode processo da implementação.


Objetivos
(1) avaliar o instrumento (Formulário- WEB) em relação à sua capacidade de responder aos objetivos de monitoramento de processo; (2) avaliar os resultados do monitoramento a partir do “Formulário de monitoramento – Professor” – FORMSUS (2014 a 2016).


Metodologia
Essa pesquisa caracteriza-se como um estudo observacional do tipo longitudinal, descritivo e retrospectivo, dos 433 “Formulário de monitoramento – Professor” - FORMSUS (2014 a 2016) do programa #Tamojunto. Foi utilizada a análise estatística descritiva para comparação dos dados entre anos e para a avaliação dos dados levantados foi utilizado o software Oracle Crystal Ball Enterprise Performance Management Versão 11.1.2.4.600 (64 bits). A amostra foi composta por todos os formulários preenchidos pelos professores dos Estados brasileiros de São Paulo, Santa Catarina e Paraná. Trata-se de análise documental de material institucional, que não foi criado e nem coletado pelos pesquisadores.


Resultados
Os histogramas e gráficos de tendências revelam os seguintes resultados, considerando o corte de pontuação de 0,7 para cálculo de probabilidades: tendência de aumento da fidelidade entre os anos de 2014 e 2015 (de 70,4% para 77,7%), com uma indicação de estabilização no ano de 2016 (73,9%); tendência a baixa qualidade nos anos de 2014 e 2015 (42% para 41,6%), com aumento no ano de 2016 (56,2%); tendência da adaptabilidade abaixo da média em todos os anos, com uma indicação de aumento gradual (de 28% para 47%); e tendência a alta responsividade em 2014, diminuindo gradualmente (de 80% para 37,3%). Os resultados retratam aspectos procedimentais mas tem baixo potencial explicativo.


Conclusões/Considerações
Por ser uma intervenção complexa, a prevenção de drogas deve assumir que o contexto é que vai ser capaz de garantir resultados. Há nos formulários um foco no monitoramento de características do programa em si. Os dados não monitoram: níveis de prontidão institucional para interação com a rede; trocas participativas na gestão; recursos utilizados no manejo da disciplina em sala de aula e; perspectivas do fortalecimento de vínculos comunitários.

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