Comunicações Orais Curtas

27/07/2018 - 08:00 - 09:50
COC29c - Gestão em serviços de saúde mental/ RAPS

23239 - IMPACTO DA REDE DE ATENÇÃO PSICOSSOCIAL NAS TAXAS DE INTERNAÇÕES PSIQUIÁTRICAS DA REGIÃO METROPOLITANA DE BELO HORIZONTE.
CLAUDIAREIS MILIAUSKAS - IMS/UERJ, WASHINGTON LEITE JUNGER - IMS/UERJ, DANIELA PORTO FAUS - UFRJ E IMS/UERJ


Apresentação/Introdução
As reformas psiquiátrica e sanitária ocorreram no Brasil em paralelo tendo como proposta central a mudança no modelo de atenção à saúde.
À medida que políticas públicas são implementadas, são necessários estudos de avaliação de implantação e efetividade dos serviços. Apesar da relevância, são escassas estas pesquisas na esfera dos serviços substitutivos às instituições manicomiais.



Objetivos
Analisar a associação entre o aumento das ofertas de CAPS e da Atenção Básica (AB) e a diminuição da taxa de internações psiquiátricas na região metropolitana de Belo Horizonte (RMBH).


Metodologia
Estudo ecológico de séries temporais (2008 – 2015) com população residente na RMBH internada pelo SUS com diagnóstico principal de F10 a F39 (CID-10). Testou-se a hipótese de associação entre aumento das ofertas de CAPS e AB e redução das taxas de internação psiquiátricas. Utilizou-se como fonte de dados os sistemas SIH, CNES, SIAB e Censos Demográficos do DATASUS e do IBGE. Obtiveram-se os indicadores oferta de CAPS, cobertura da AB, oferta de leitos psiquiátricos e taxa de internações psiquiátricas.


Resultados
Observou-se redução das taxas de internações para todos os grupos diagnósticos, sendo as maiores nos transtornos psicóticos (TP) em homens, seguido dos transtornos por álcool e outras drogas (TAD) também em homens. Houve diminuição estatisticamente significativa na tendência dos transtornos de humor(TH) em ambos os sexos. Ao testar as hipóteses de associação obteve-se significância estatística entre o aumento da oferta de CAPS e AB e a redução na taxa de internação nos TH em ambos os sexos. No entanto, observou-se coeficientes de regressão negativos, mesmo que não estatisticamente significativos, para todas as associações testadas entre aumento da CAPS e AB e redução da taxa de internação.


Conclusões/Considerações
Os resultados corroboram a hipótese de associação entre a tendência crescente de oferta de CAPS e AB e diminuição das taxas de internação para os TH. A realização de estudos de avaliação da implementação de serviços condizentes com a reforma psiquiátrica é de fundamental relevância, sendo a metodologia deste estudo pioneira no Brasil. Ressalta-se a importância da realização de outras pesquisas com recortes temporais e geográficos distintos.

Trabalhos Científicos

Veja aqui as regras para envio dos resumos e fique atento aos prazos.

SAIBA MAIS

Programação Científica

Consulte a programação completa das palestras e cursos disponíveis.

SAIBA MAIS

Convidados

Conheça os Palestrantes confirmados e veja seus currículos!

SAIBA MAIS

Fique atento
às datas principais


26

Julho

2018

Inscrições encerradas.
Não haverá inscrição no local.

01

março

2018

Está encerrado o prazo para submissão de trabalhos.

locais do evento

Pré-Congresso

UERJ - Campus Maracanã

A Universidade do Estado do Rio de Janeiro é uma das maiores e mais prestigiadas universidades do Brasil e da América Latina. Possui campi em 7 cidades do estado, sendo o maior deles localizado no bairro do Maracanã, na cidade do Rio de Janeiro.

R. São Francisco Xavier, 524 - Maracanã, Rio de Janeiro - RJ, 20550-900

Congresso

FIOCRUZ - Campus Manguinhos

Fundação Oswaldo Cruz é uma instituição de ensino, pesquisa, serviços, desenvolvimento científico e tecnológico em saúde, localizada no Rio de Janeiro, Brasil, considerada uma das principais instituições mundiais de pesquisa em saúde pública.

Avenida Brasil, 4365 - Manguinhos, Rio de Janeiro - RJ, 21040-360