27/07/2018 - 08:00 - 09:50 COC29b - Medicalização |
27669 - MEDICAÇÃO PSICOTRÓPICA E O ÍNDICE DE MASSA CORPORAL DE USUÁRIOS DO CAPSI FREDERICO AUGUSTO DE BRITO COSTA - FURB- FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE REGIONAL DE BLUMENAU, WALLACE MEES - FURB- FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE REGIONAL DE BLUMENAU, SAMIRA RAQUEL DE FARIAS WACKERNAGEL - PREFEITURA MUNICIPAL DE BLUMENAU, KARLA FERREIRA RODRIGUES - FURB- FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE REGIONAL DE BLUMENAU, PEDRO HENRIQUE DE ALMEIDA FRANCISCO - FURB- FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE REGIONAL DE BLUMENAU
Período de Realização Trabalho realizado em fevereiro de 2018 no Centro de Atenção Psicossocial Infanto-Juvenil (CAPSi).
Objeto da Experiência Uso de medicação psicotrópica e o Índice de Massa Corporal (IMC).
Objetivos Analisar os dados das prescrições de medicamentos psicotrópicos e as medidas de peso e altura, e categorizar os usuários, crianças e adolescentes, conforme o IMC a fim de definir o risco de obesidade na infância e adolescência.
Metodologia Dados coletados dos prontuários de 52 usuários atendidos no CAPSi em fevereiro de 2018, oriundos das Regiões de Saúde Velha e Escola Agrícola de Blumenau. Analisados os registros manuscritos e do sistema Pronto: sexo, idade, queixa inicial, prescrição medicamentosa, peso, altura e IMC. Relato de experiência de acadêmicos de Medicina e preceptora, integrantes do PET-Saúde/GraduaSUS, desenvolvido em conjunto com universidade (FURB), integrando os acadêmicos nos cenários do SUS.
Resultados Os dados mostraram 18 (34,6%) usuários do sexo feminino, 34 (65,4%) do sexo masculino; 10 (19,2%) de 05 a 11 anos e 42 (80,8%) entre 12 e 18 anos. Queixas iniciais mais comuns: 14 (26,9%) agressividade, 09 (17,3%) tanto de ansiedade como automutilação. Em 40 (84%) prontuários havia prescrição medicamentosa. Calculou-se o IMC (conforme WHO, 2007) observou-se que 29 (55,8%) dos usuários apresentam eutrofia, 14 (26,9%) com sobrepeso, 03 (05,8%) com obesidade e 05 (09,2%) com obesidade grave.
Análise Crítica 29 (55,8%) usuários foram classificados como eutróficos, 22 (42,3%) estavam com sobrepeso, obesidade ou obesidade grave. Sabe-se que o uso de alguns medicamentos prescritos para o tratamento de transtorno mental, como Carbonato de Lítio e Risperidona, podem estar associados ao aumento de peso. Observou-se que 18 (81,8%) dos usuários com IMC acima do normal usam medicação. É preciso que os profissionais estejam atentos, pois a obesidade infantil é um dos maiores problemas de saúde da atualidade.
Conclusões e/ou Recomendações O CAPSi de Blumenau atende demanda formada em grande parte por adolescentes do sexo masculino, encaminhados com queixa de agressividade, tendo como parte de seu PTS o tratamento medicamentoso. Considerando o número de usuários classificados com sobrepeso e obesidade, o que pode estar associada ao uso da medicação prescrita, sugerem-se ações que promovam hábitos saudáveis e o seguimento destes usuários, no intuito de evitar a obesidade infantil.
|