27/07/2018 - 08:00 - 09:50 COC29b - Medicalização |
27337 - PROMOÇÃO DE SAÚDE MENTAL POR MEIO DA APRENDIZADEM DE HABILIDADES SOCIAIS NA INFÂNCIA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA ALINE NASCIMENTO DOS SANTOS SILVA - CENTRO UNIVERSITÁRIO DE JOÃO PESSOA – UNIPÊ, CARLA SIAMARA FREIRE PAULINO - CENTRO UNIVERSITÁRIO DE JOÃO PESSOA – UNIPÊ, CRISTIANE SOUZA DE LIMA - CENTRO UNIVERSITÁRIO DE JOÃO PESSOA – UNIPÊ, EDJA FERNANDA MARTINS MAIA - CENTRO UNIVERSITÁRIO DE JOÃO PESSOA – UNIPÊ, MARIA DA GLÓRIA PIMENTEL BATISTA - CENTRO UNIVERSITÁRIO DE JOÃO PESSOA – UNIPÊ, JOSÉ ORLANDO CARNEIRO CAMPELLO RABELO - CENTRO UNIVERSITÁRIO DE JOÃO PESSOA – UNIPÊ
Período de Realização Trata-se de um relato de experiência, realizado no período de setembro a dezembro de 2017.
Objeto da Experiência O objeto de experiência foi promover a aprendizagem de habilidades sociais na infância.
Objetivos Objetivou-se desenvolver um treinamento de habilidades sociais para crianças do 2º ano do ensino fundamental de uma escola pública na cidade de João Pessoa/Paraíba.
Metodologia O estudo foi realizado em uma escola pública de João Pessoa, onde participaram 23 crianças, de ambos os sexos, da turma do 2º ano do ensino fundamental, do turno da tarde. Utilizaram-se técnicas de treinamento das habilidades sociais e contos infantis para compor as intervenções para aprendizagem infantil das habilidades de civilidade, autocontrole e expressividade emocional, empatia e resolução de problemas interpessoais, além do instrumento de avaliação.
Resultados Constatou-se uma melhora expressiva nas habilidades sociais de reconhecimento e expressão das emoções e da empatia dos participantes, no entanto, a civilidade, já bastante presente nos alunos, permaneceu intacta e a habilidade de resolução de problemas interpessoais não demonstrou avanços, o que pode ser creditado à falta de tempo para aprofundar essa temática.
Análise Crítica Comprova-se a importância e eficiência do Treinamento de Habilidades Sociais como instrumento na melhoria das relações interpessoais e no crescimento pessoal do indivíduo. O meio social da criança é fonte para construção do repertório comportamental e a escola funciona como um suporte para que este seja habilidoso, devendo abarcar demandas que provém da educação doméstica e da personalidade de cada um, não sendo responsáveis pelas dificuldades, mas tendo que compreendê-las e trabalhá-las.
Conclusões e/ou Recomendações Não há obstáculos para que crianças possam usufruir desse tipo de treinamento, adquirindo um repertório comportamental mais habilidoso e criando uma rede de proteção contra problemas psicológicos e emocionais, obtendo um prognóstico favorável para os adultos que serão amanhã. Assim, sugere-se que essa prática seja incorporada nas escolas, de maneira psicoeducativa, auxiliando na promoção de saúde mental dos alunos.
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