Comunicações Orais Curtas

27/07/2018 - 08:00 - 09:50
COC29b - Medicalização

21427 - TABAGISMO EM SAÚDE MENTAL: A AUTOMEDICAÇÃO EM PACIENTES ESQUIZOFRÊNICOS
LEONARDO BITTENCOURT DOS SANTOS - UFRJ, RAFAELA LIBERALI - UFSC


Apresentação/Introdução
De acordo com estudos anteriores, estima-se que ao menos 50% dos pacientes psiquiátricos no mundo são tabagistas. Pacientes esquizofrênicos tendem a ter uma dependência 2 à 3 vezes maior que indivíduos sem qualquer transtorno mental e maior incidência de recaídas nos períodos de abstinência. Diferentes teorias buscam associar o tabagismo à esquizofrenia, uma delas é a da automedicação.


Objetivos
O objetivo deste trabalho foi demonstrar o impacto do tabagismo na saúde mental e suas consequências, destacando a teoria da automedicação em pacientes esquizofrênicos e a necessidade da educação continuada na atenção básica de saúde.


Metodologia
Utilizou-se como metodologia a revisão bibliográfica que consiste na procura de referências teóricas para análise do problema de pesquisa e a partir das referências publicadas fazer as contribuições cientificas ao assunto em questão. Para tanto foi utilizado o PubMed. Os resumos dos artigos encontrados foram minuciosamente avaliados a partir dos critérios de inclusão e exclusão. Utilizou-se as seguintes palavras-chave em inglês: “Políticas de saúde”, “Epidemiologia em serviços de saúde”, “Educação em saúde”, "Medicamentos e saúde", “saúde mental ".


Resultados
Diferentes teorias associam o tabagismo à esquizofrenia, uma delas é a da automedicação, tal teoria é explicada com base na busca por diminuição dos efeitos extrapiramidais causados por reações adversas dos medicamentos utilizados no tratamento dos sintomas intrínsecos ao transtorno pois a nicotina do cigarro acarreta em uma melhora dos déficits cognitivos (atenção e memória) em esquizofrênicos e dos sintomas positivos e negativos. Apesar das diversas maneiras criadas pelo governo a fim de minimizar a crescente prevalência do tabagismo entre a população como a criação do Programa Nacional de Controle do tabagismo, nenhuma redução significativa é vista nos pacientes psiquiátricos.


Conclusões/Considerações
O tabagismo tem um impacto maior em esquizofrênicos por estes não perceberem as complicações causadas pela dependência. Existem diversas razões para explicar o conceito da “automedicação”, como o aumento na dosagem e/ou metabolismo de antipsicóticos, aumento de sintomas positivos e/ou negativos secundários, procura pela necessidade de relaxar entre outros. Logo, a educação contínua em saúde na atenção básica torna-se imprescindível.

Trabalhos Científicos

Veja aqui as regras para envio dos resumos e fique atento aos prazos.

SAIBA MAIS

Programação Científica

Consulte a programação completa das palestras e cursos disponíveis.

SAIBA MAIS

Convidados

Conheça os Palestrantes confirmados e veja seus currículos!

SAIBA MAIS

Fique atento
às datas principais


26

Julho

2018

Inscrições encerradas.
Não haverá inscrição no local.

01

março

2018

Está encerrado o prazo para submissão de trabalhos.

locais do evento

Pré-Congresso

UERJ - Campus Maracanã

A Universidade do Estado do Rio de Janeiro é uma das maiores e mais prestigiadas universidades do Brasil e da América Latina. Possui campi em 7 cidades do estado, sendo o maior deles localizado no bairro do Maracanã, na cidade do Rio de Janeiro.

R. São Francisco Xavier, 524 - Maracanã, Rio de Janeiro - RJ, 20550-900

Congresso

FIOCRUZ - Campus Manguinhos

Fundação Oswaldo Cruz é uma instituição de ensino, pesquisa, serviços, desenvolvimento científico e tecnológico em saúde, localizada no Rio de Janeiro, Brasil, considerada uma das principais instituições mundiais de pesquisa em saúde pública.

Avenida Brasil, 4365 - Manguinhos, Rio de Janeiro - RJ, 21040-360