Comunicações Orais Curtas

27/07/2018 - 08:00 - 09:50
COC29b - Medicalização

21177 - O USO DE PSICOTRÓPICOS ENTRE OS FAMILIARES DE USUÁRIOS DE CENTROS DE ATENÇÃO PSICOSSOCIAL
CARLOS ALBERTO DOS SANTOS TREICHEL - UNICAMP, VANDA MARIA DA ROSA JARDIM - UFPEL, LUCIANE PRADO KANTORSKI - UFPEL, LAÍNE BERTINETTI ALDRIGUI - UFPEL


Apresentação/Introdução
Estudos conduzidos com cuidadores de idosos vêm chamando atenção para a alta prevalência do uso de psicotrópicos entre essa população. Contudo, parece não existir ainda estudos nesse sentido conduzidos com cuidadores de indivíduos em sofrimento psíquico no contexto brasileiro.


Objetivos
Estimar a prevalência do uso de psicotrópicos entre familiares cuidadores de usuários de Centros de Atenção Psicossocial da 21ª Região de Saúde do estado do Rio Grande do Sul.


Metodologia
Trata-se de um estudo transversal realizado com uma amostra representativa de familiares cuidadores de usuários de Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) dos municípios de abrangência da 21ª Região de Saúde do estado do Rio Grande do Sul, composta por 537 indivíduos, no período de fevereiro a outubro de 2016.
O desfecho deste estudo foi a utilização de psicotrópicos, foram considerados casos positivos aqueles em que o indivíduo estava fazendo uso regular do medicamento nos 30 dias que antecederam a entrevista. O perfil dos psicotrópicos foi descrito com base na classificação anatômica, terapêutica e química (ATC) da Organização Mundial da Saúde (OMS).



Resultados
A prevalência do uso de psicotrópicos na população estudada foi de 30% (IC 95%: 26-34) (N=161). Entre aqueles que faziam uso de algum psicotrópico, a classe mais utilizada foi a dos antidepressivos (47,20%), seguida pelos ansiolíticos (33,54%), antiepiléticos (24,22%), antipsicóticos (6,21%) e por último, hipnóticos e sedativos (1,86%).


Conclusões/Considerações
Por meio da realização deste estudo foi possível identificar uma alta prevalência do uso de psicotrópicos entre a população estudada, sugerindo que os serviços devam estar atentos, à situações que podem desencadear esse fenômeno, bem como comprometidos com a promoção de um uso consciente e adequado a cada situação.

Trabalhos Científicos

Veja aqui as regras para envio dos resumos e fique atento aos prazos.

SAIBA MAIS

Programação Científica

Consulte a programação completa das palestras e cursos disponíveis.

SAIBA MAIS

Convidados

Conheça os Palestrantes confirmados e veja seus currículos!

SAIBA MAIS

Fique atento
às datas principais


26

Julho

2018

Inscrições encerradas.
Não haverá inscrição no local.

01

março

2018

Está encerrado o prazo para submissão de trabalhos.

locais do evento

Pré-Congresso

UERJ - Campus Maracanã

A Universidade do Estado do Rio de Janeiro é uma das maiores e mais prestigiadas universidades do Brasil e da América Latina. Possui campi em 7 cidades do estado, sendo o maior deles localizado no bairro do Maracanã, na cidade do Rio de Janeiro.

R. São Francisco Xavier, 524 - Maracanã, Rio de Janeiro - RJ, 20550-900

Congresso

FIOCRUZ - Campus Manguinhos

Fundação Oswaldo Cruz é uma instituição de ensino, pesquisa, serviços, desenvolvimento científico e tecnológico em saúde, localizada no Rio de Janeiro, Brasil, considerada uma das principais instituições mundiais de pesquisa em saúde pública.

Avenida Brasil, 4365 - Manguinhos, Rio de Janeiro - RJ, 21040-360