Comunicações Orais Curtas

27/07/2018 - 08:00 - 09:50
COC29a - Álcool e Drogas - perfis, associações e comorbidades / Álcool e Drogas - Tabagismo

23282 - USUÁRIOS DE ÁLCOOL E OUTRAS DROGAS RESIDENTES NA REGIÃO METROPOLITANA DE SÃO PAULO: BASES PARA O PLANEJAMENTO DA REDE ASSISTENCIAL
DANIELA CRISTINA BELCHIOR MOTA - UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA, CAMILA MAGALHÃES SILVEIRA - UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO, ERICA ROSANA SIU - UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO, HENRIQUE PINTO GOMIDE - UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA, LAURA HELENA ANDRADE GUERRA - UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO, TELMO MOTA RONZANI - UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA, BRIAN ROBERT RUSH - UNIVERSIDADE DE TORONTO


Apresentação/Introdução
Modelos de planejamento baseados nas necessidades da população são fundamentais para a implementação de serviços para usuários de álcool e outras drogas. Este trabalho se refere ao primeiro estudo de uma tese de doutorado que teve por objetivo construir um modelo de planejamento baseado em necessidades para a rede assistencial para usuários de álcool e outras drogas na população geral brasileira.


Objetivos
Os objetivos foram obter estimativas de Necessidades de Serviços em decorrência do abuso de álcool e outras drogas para a população geral da Região Metropolitana de São Paulo (RMSP) e estimativas de Demanda Potencial para Uso de Serviços.


Metodologia
Foram utilizados dados da subamostra de 2.942 respondentes do Estudo São Paulo Megacity, levantamento que avaliou transtornos mentais na RMSP. A referida subamostra foi hierarquizada em cinco categorias de gravidade quanto aos riscos e danos associados ao uso de álcool e outras drogas, possibilitando obter estimativas de Necessidades de Serviços, as quais combinaram critérios de avaliação do uso de substâncias, condições crônicas de saúde e co-ocorrência de transtornos mentais, nos últimos 12 meses. Para a parcela populacional que apresentou riscos e danos, foram geradas estimativas de Demanda Potencial para Uso de Serviços no último ano.


Resultados
Os resultados apontaram que 86,5% da população (categoria 1) não possuiu problemas com o uso de álcool ou outras drogas; 8,9% (categoria 2) necessita de estratégias de prevenção secundária; 3,49% (categorias 3, 4 e 5) teve transtorno devido ao uso de tais substâncias, dentre os quais 1,29% (categorias 4 e 5) necessita de suporte mais intenso e especializado. Com relação à Demanda Potencial, encontramos estimativas de 7,2% (categoria 2), de 25,5% (categoria 3) e de 51,1% (categoria 4), apontando que há um grande contingente de indivíduos que possui transtorno pelo uso de substâncias, mas não percebe a necessidade de ajuda profissional e/ou os cuidados são negligenciados.


Conclusões/Considerações
Há um grande contingente populacional que necessita de estratégias de prevenção quanto ao abuso de substâncias e também uma parcela que necessita de cuidados de maior complexidade. A maioria dos usuários que necessita de suporte especializado não utiliza serviços, sendo expressiva a parcela da população que gostaria de obter ajuda profissional, mas a procura e o uso de serviços não ocorrem. O aumento da oferta assistencial deveria ser prioritário.

Trabalhos Científicos

Veja aqui as regras para envio dos resumos e fique atento aos prazos.

SAIBA MAIS

Programação Científica

Consulte a programação completa das palestras e cursos disponíveis.

SAIBA MAIS

Convidados

Conheça os Palestrantes confirmados e veja seus currículos!

SAIBA MAIS

Fique atento
às datas principais


26

Julho

2018

Inscrições encerradas.
Não haverá inscrição no local.

01

março

2018

Está encerrado o prazo para submissão de trabalhos.

locais do evento

Pré-Congresso

UERJ - Campus Maracanã

A Universidade do Estado do Rio de Janeiro é uma das maiores e mais prestigiadas universidades do Brasil e da América Latina. Possui campi em 7 cidades do estado, sendo o maior deles localizado no bairro do Maracanã, na cidade do Rio de Janeiro.

R. São Francisco Xavier, 524 - Maracanã, Rio de Janeiro - RJ, 20550-900

Congresso

FIOCRUZ - Campus Manguinhos

Fundação Oswaldo Cruz é uma instituição de ensino, pesquisa, serviços, desenvolvimento científico e tecnológico em saúde, localizada no Rio de Janeiro, Brasil, considerada uma das principais instituições mundiais de pesquisa em saúde pública.

Avenida Brasil, 4365 - Manguinhos, Rio de Janeiro - RJ, 21040-360