27/07/2018 - 08:00 - 09:50 COC29a - Álcool e Drogas - perfis, associações e comorbidades / Álcool e Drogas - Tabagismo |
21447 - GRUPO TERAPÊUTICO ANTITABAGISMO EM UMA UNIDADE BÁSICA DE SAÚDE DE BOA VISTA - RORAIMA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA LUIZA REDIN FESTINALLI - UFRR, GABRIEL PINHEIRO SAORES ALENCAR E SILVA - UFRR
Período de Realização O acompanhamento do grupo terapêutico aconteceu de 02 de setembro de 2016 a 31 de outubro de 2016.
Objeto da Experiência Acompanhamento de pacientes participantes do grupo antitabagismo, com abordagem multiprofissional, na Unidade Básica de Saúde (UBS) do Bairro Buritis.
Objetivos Avaliação das estratégias utilizadas no grupo terapêutico em paralelo à evolução dos pacientes;
Reconhecer a melhoria da qualidade de vida a curto prazo no decorrer da diminuição da carga tabágica.
Metodologia Consiste em uma experiência vivenciada em um grupo terapêutico antitabagismo pelos discentes da disciplina Interação Ensino, Serviço e Comunidade, do curso de Medicina, da Universidade Federal de Roraima.
A disciplina possibilita que os estudantes compreendam na UBS os determinantes do processo saúde-doença e a importância das medidas de promoção e prevenção da saúde.
Esse programa antitabagismo tem como objetivo reduzir a prevalência de fumantes e a mortalidade por doenças tabaco-relacionadas.
Resultados Cerca de 20 tabagistas, no decorrer das reuniões semanais em grupo compartilharam suas experiências e no atendimento individual foi analisada a necessidade de suporte medicamentoso, acompanhamento odontológico e/ou psicológico.
A equipe de profissionais ficou satisfeita pois apenas 30% dos participantes desistiram do acompanhamento e os 70% restantes, no decorrer da diminuição da carga tabágica, relataram melhorias na qualidade de vida, como diminuição do mau hálito, melhora do olfato e paladar.
Análise Crítica A prática do grupo antitabagismo é de extrema importância para a comunidade, porém é falho no fato de que há pouca busca ativa pelos profissionais de saúde, dos tabagistas que possuem interesse em participar. Somado a isso, por mais que o projeto seja incentivado pelo Ministério da Saúde, os grupos são formados esporadicamente, desestimulando aqueles que estão interessados e aguardam pela participação no programa.
Conclusões e/ou Recomendações A implantação destes grupos de apoio ao tabagista, com avaliação multiprofissional, foi essencial para proporcionar um ambiente favorável para a descontinuação do fumo.
Por mais que haja falhas, a execução deste projeto não beneficia apenas o participante, e sim sua família e a comunidade como um todo, pois os fumantes passivos, aqueles que são expostos aos componentes tóxicos da fumaça, também estão sujeitos a doenças relacionadas ao tabaco.
|