Comunicações Orais

28/07/2018 - 14:30 - 16:00
CO29s - Dimensão jurídico-política

24489 - O MUNICÍPIO DO RIO DE JANEIRO E A DROGA: A INTERNAÇÃO COMPULSÓRIA DE USUÁRIOS DE CRACK EM QUESTÃO.
JULIANA DESIDERIO LOBO PRUDENCIO - UFF, MÔNICA DE CASTRO MAIA SENNA - UFF


Apresentação/Introdução
A presente pesquisa mostra o debate travado sobre os impactos sociais causados pelo uso e pelo abuso do crack, tendo como cerne do debate as atuais ações governamentais de combate ao crack desenvolvidas no município do Rio de Janeiro, através da internação compulsória. Tem como referência de estudo as informações veiculadas pela mídia sobre o processo de internação compulsória no município do Rio de Janeiro.


Objetivos
Compreender os termos do debate em torno da internação compulsória de usuários de crack no município do RJ nos anos de 2012 e 2013 e seus impactos sociais.


Metodologia
A Pesquisa qualitativa, de caráter bibliográfico traz uma análise teórica da importância de políticas públicas de atenção aos usuários de crack e seus familiares. Possibilita, assim, uma releitura sobre o perfil do “drogado”, em especial o crack, e sobre as ações governamentais possíveis ao trato do cuidado em saúde mental nos municípios do Rio de Janeiro. Também teve como norte de análise as informações apresentadas pela grande mídia sobre os eventos de internação compulsória.


Resultados
Os resultados mostram que o trato do tema droga através da internação compulsória releva a baixa ações governamentais com base na política de redução de danos; falha na atenção em saúde mental para os usuários de drogas e seus familiares; o fortalecimento do setor privado e religioso no trato da questão da droga; a criação de ações estatais de cunho opressivo e repressivo; equipes desqualificadas para pensar a temática da droga; a oferta de um serviço cerceador de direito como saída para o cuidado e a baixa compreensão da questão da droga como problema de saúde pública.


Conclusões/Considerações
A pesquisa vem mostrando que a internação compulsória de usuários de drogas remonta a ideia de “guerra às drogas” e afasta a possibilidade de uma atuação estatal emancipatória, inclusiva e psicossocial calcada pela compreensão do usuário de crack como um sujeito de direitos. O extermínio das cracolândias mostra a ausência de ações estatais que perpassem a lógica da política de redução de drogas e afirma estigmas sociais sobre o usuário de drogas.

Trabalhos Científicos

Veja aqui as regras para envio dos resumos e fique atento aos prazos.

SAIBA MAIS

Programação Científica

Consulte a programação completa das palestras e cursos disponíveis.

SAIBA MAIS

Convidados

Conheça os Palestrantes confirmados e veja seus currículos!

SAIBA MAIS

Fique atento
às datas principais


26

Julho

2018

Inscrições encerradas.
Não haverá inscrição no local.

01

março

2018

Está encerrado o prazo para submissão de trabalhos.

locais do evento

Pré-Congresso

UERJ - Campus Maracanã

A Universidade do Estado do Rio de Janeiro é uma das maiores e mais prestigiadas universidades do Brasil e da América Latina. Possui campi em 7 cidades do estado, sendo o maior deles localizado no bairro do Maracanã, na cidade do Rio de Janeiro.

R. São Francisco Xavier, 524 - Maracanã, Rio de Janeiro - RJ, 20550-900

Congresso

FIOCRUZ - Campus Manguinhos

Fundação Oswaldo Cruz é uma instituição de ensino, pesquisa, serviços, desenvolvimento científico e tecnológico em saúde, localizada no Rio de Janeiro, Brasil, considerada uma das principais instituições mundiais de pesquisa em saúde pública.

Avenida Brasil, 4365 - Manguinhos, Rio de Janeiro - RJ, 21040-360