Comunicações Orais

28/07/2018 - 14:30 - 16:00
CO29q - Saúde mental de grupos específicos

25905 - MULHERES, LOUCURA E REFORMA PSIQUIÁTRICA BRASILEIRA
MELISSA DE OLIVEIRA PEREIRA - ESCOLA NACIONAL DE SAÚDE PÚBLICA SERGIO AROUCA, RACHEL GOUVEIA PASSOS - UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO


Apresentação/Introdução
O tema mulheres e loucura convoca debates diversos sobre o que se constitui enquanto doença mental para a Psiquiatria Clássica e outras disciplinas. Destacamos alguns pontos na apresentação: a medicalização de mulheres nos serviços territoriais; a realidade do controle médico e penal; a retirada de bebês de mulheres consideradas loucas ou usuárias de drogas; o trabalho feminino precário na saúde mental.


Objetivos
Apresentar articulações teóricas e proposições políticas referentes à Reforma Psiquiátrica e aos Feminismos, em especial a partir de reflexões que se voltem para as discussões sobre gênero atreladas diretamente às questões de raça e classe.


Metodologia
A partir do balanço de alguns aspectos bibliográficos sobre o tema loucura e mulheres, de pesquisa empírica e participação em atividades e eventos atuais do cenário brasileiro relacionados à saúde mental, pretendemos apresentar uma síntese do debate sobre o tema


Resultados
Estudos que aproximam as discussões entre mulheres e loucura, ou saúde mental, destacam que as concepções sobre a doença mental, seu tratamento e as instituições asilares, mas também as relações estabelecidas com as mulheres trabalhadoras, dos serviços de saúde mental, ainda apontam para os “resíduos psiquiátricos”, destacados por Franco Basaglia, que se atualizam nos novos modelos, serviços e propostas atuais.


Conclusões/Considerações
O lema “Por uma sociedade sem manicômios”, vincula-se, necessariamente, à luta pela transformação societária anticapitalista, não podendo, neste percurso, abdicar de uma luta contra o machismo e o racismo. Os dados apontam para a urgência do debate feminista na luta antimanicomial e na Reforma Psiquiátrica Brasileira.

Trabalhos Científicos

Veja aqui as regras para envio dos resumos e fique atento aos prazos.

SAIBA MAIS

Programação Científica

Consulte a programação completa das palestras e cursos disponíveis.

SAIBA MAIS

Convidados

Conheça os Palestrantes confirmados e veja seus currículos!

SAIBA MAIS

Fique atento
às datas principais


26

Julho

2018

Inscrições encerradas.
Não haverá inscrição no local.

01

março

2018

Está encerrado o prazo para submissão de trabalhos.

locais do evento

Pré-Congresso

UERJ - Campus Maracanã

A Universidade do Estado do Rio de Janeiro é uma das maiores e mais prestigiadas universidades do Brasil e da América Latina. Possui campi em 7 cidades do estado, sendo o maior deles localizado no bairro do Maracanã, na cidade do Rio de Janeiro.

R. São Francisco Xavier, 524 - Maracanã, Rio de Janeiro - RJ, 20550-900

Congresso

FIOCRUZ - Campus Manguinhos

Fundação Oswaldo Cruz é uma instituição de ensino, pesquisa, serviços, desenvolvimento científico e tecnológico em saúde, localizada no Rio de Janeiro, Brasil, considerada uma das principais instituições mundiais de pesquisa em saúde pública.

Avenida Brasil, 4365 - Manguinhos, Rio de Janeiro - RJ, 21040-360