Comunicações Orais

28/07/2018 - 14:30 - 16:00
CO29p - Cuidado em saúde mental (sessão 2)

28384 - NARRATIVAS SOBRE VIVER E HABITAR, CUIDAR-SE E SER CUIDADO NA RUA
VITÓRIA SILVA DE ARAGÃO - UNICHRITUS, ILANA FARIAS ANDRADE DE MOURA - FACULDADE MAURÍCIO DE NASSAU, LEILSON LIMA DE LIRA - UECE, FRANCISCA CARLA BATISTA CARNEIRO DE SOUZA - PREFEITURA MUNICIPAL DE FORTALEZA, ANTÔNIA CRISTINA JORGE - FACULDADE MAURÍCIO DE NASSAU, MARIA ROCINEIDE FERREIRA DA SILVA - UECE, JHENNIFER SOUZA GÓIS - UECE


Apresentação/Introdução
A população em situação de rua é um grupo heterogêneo que divide as mesmas condições de pobreza. Essa população vive em condição de vulnerabilidade e busca diversas formas de cuidado para acolher as suas demandas, sendo elas, não somente de saúde, mas de vida.


Objetivos
Descrever os modos de viver e habitar a rua e compreender como a população em situação de rua (re)constrói as práticas de cuidado na rua e nos serviços socioassistenciais.


Metodologia
De abordagem qualitativa, esta pesquisa realizou-se em Fortaleza-CE, na Praça do Ferreira, centro da cidade. Os interlocutores foram três pessoas com idade igual ou superior a 18 anos com demandas de saúde e/ou assistência social. Excluíram-se pessoas impossibilitadas de responder e os indivíduos que nasceram e viveram nas ruas. A coleta de dados se deu por entrevistas em profundidade e a observação participante. Os achados foram registrados em diário de campo e as entrevistas gravadas. A análise se deu, singularmente, não se limitou à exploração de categorias predefinidas. O projeto foi submetido ao Comitê de Ética em Pesquisa e aprovado sob parecer 1.235.360.


Resultados
As narrativas que surgiram a partir dos itinerários realizados desvelam um cotidiano singular, que envolve as maneiras como as pessoas em situação de rua se organizam para sobreviver e habitar a cidade. Além disso, as falas demostraram formas múltiplas, porém peculiares de como essas pessoas cuidam de si e do outro e buscam suprir suas demandas de vida.


Conclusões/Considerações
Conclui-se que a rua demanda cuidado, escuta, afeto, criação de vínculo e que este espaço é repleto de multiplicidade, de sujeitos singulares que carregam em si um mundo de histórias, lutas e vitórias.

Trabalhos Científicos

Veja aqui as regras para envio dos resumos e fique atento aos prazos.

SAIBA MAIS

Programação Científica

Consulte a programação completa das palestras e cursos disponíveis.

SAIBA MAIS

Convidados

Conheça os Palestrantes confirmados e veja seus currículos!

SAIBA MAIS

Fique atento
às datas principais


26

Julho

2018

Inscrições encerradas.
Não haverá inscrição no local.

01

março

2018

Está encerrado o prazo para submissão de trabalhos.

locais do evento

Pré-Congresso

UERJ - Campus Maracanã

A Universidade do Estado do Rio de Janeiro é uma das maiores e mais prestigiadas universidades do Brasil e da América Latina. Possui campi em 7 cidades do estado, sendo o maior deles localizado no bairro do Maracanã, na cidade do Rio de Janeiro.

R. São Francisco Xavier, 524 - Maracanã, Rio de Janeiro - RJ, 20550-900

Congresso

FIOCRUZ - Campus Manguinhos

Fundação Oswaldo Cruz é uma instituição de ensino, pesquisa, serviços, desenvolvimento científico e tecnológico em saúde, localizada no Rio de Janeiro, Brasil, considerada uma das principais instituições mundiais de pesquisa em saúde pública.

Avenida Brasil, 4365 - Manguinhos, Rio de Janeiro - RJ, 21040-360