Comunicações Orais

28/07/2018 - 14:30 - 16:00
CO29p - Cuidado em saúde mental (sessão 2)

27858 - CONSTRUÇÃO DE PROTOCOLO DE ACOLHIMENTO COM CLASSIFICAÇÃO DE RISCO EM SAÚDE MENTAL
LIVIA CRISTINA - SESAP/RN; SMS NATAL, LIGIA REJANE SIQUEIRA GARCIA - SESAP/RN


Período de Realização
Esse relato de experiência compreende o período de janeiro a dezembro de 2017.


Objeto da Experiência
Trata-se da construção coletiva de um protocolo de acolhimento em saúde mental desenvolvido pela equipe multiprofissional de um CAPS III Transtorno.


Objetivos
Identificar as fragilidades relacionadas ao acolhimento e por meio de reflexões coletivas do cotidiano do serviço, elaborar o protocolo de acolhimento com classificação e risco.


Metodologia
Por meio de rodas de discussões com equipe multiprofissional nos encontros de Educação Permanente do CAPS, foram realizadas análises críticas sobre fragilidades do acolhimento do serviço e construído um protocolo com base naqueles existentes na literatura para hospitais. Pelas particularidades da Rede de Atenção psicossocial, essa construção gerou uma ficha, com fluxos internos para demanda Vermelha e Amarela do protocolo de risco, e fluxos de encaminhamentos seguros da demanda Verde e Azul.


Resultados
Esse protocolo de acolhimento proporcionou o acesso ao CAPS de pessoas em sofrimento psíquico de modo mais equitativo. De acordo com os critérios de atenção a crise, foi possível estabelecer mais agilidade na assistência (assistência psiquiátrica, farmacêutica, uso de leito), melhor oferta dos recursos terapêuticos e encaminhamentos seguros para a Rede de Atenção Psicossocial de Natal de acordo com a Portaria Nº 158/2015-GS/SMS, de 05 de maio de 2015 da SMS/Natal.


Análise Crítica
Sendo o CAPS um serviço de porta aberta, com demanda variável, a sistematização do acolhimento com classificação foi positivo de modo a atender as pessoas de maneira humanizada e eficaz, observando os preceitos e diretrizes da Política de Humanização do Sistema Único de Saúde (SUS).


Conclusões e/ou Recomendações
Isso sinaliza a premente necessidade de qualificação profissional, da educação permanente no serviço e avaliação constante da nossa oferta terapêutica a fim de que sejam consolidadas ações resolutivas e aprimoramento dos protocolos de atendimento, visando garantir a assistência no campo da saúde mental.

Trabalhos Científicos

Veja aqui as regras para envio dos resumos e fique atento aos prazos.

SAIBA MAIS

Programação Científica

Consulte a programação completa das palestras e cursos disponíveis.

SAIBA MAIS

Convidados

Conheça os Palestrantes confirmados e veja seus currículos!

SAIBA MAIS

Fique atento
às datas principais


26

Julho

2018

Inscrições encerradas.
Não haverá inscrição no local.

01

março

2018

Está encerrado o prazo para submissão de trabalhos.

locais do evento

Pré-Congresso

UERJ - Campus Maracanã

A Universidade do Estado do Rio de Janeiro é uma das maiores e mais prestigiadas universidades do Brasil e da América Latina. Possui campi em 7 cidades do estado, sendo o maior deles localizado no bairro do Maracanã, na cidade do Rio de Janeiro.

R. São Francisco Xavier, 524 - Maracanã, Rio de Janeiro - RJ, 20550-900

Congresso

FIOCRUZ - Campus Manguinhos

Fundação Oswaldo Cruz é uma instituição de ensino, pesquisa, serviços, desenvolvimento científico e tecnológico em saúde, localizada no Rio de Janeiro, Brasil, considerada uma das principais instituições mundiais de pesquisa em saúde pública.

Avenida Brasil, 4365 - Manguinhos, Rio de Janeiro - RJ, 21040-360