28/07/2018 - 14:30 - 16:00 CO29p - Cuidado em saúde mental (sessão 2) |
25437 - ESTRATÉGIAS FRENTE A DEPRESSÃO E ANSIEDADE NA UNIVERSIDADE: A EXPERIÊNCIA DA GESTÃO DE ENSINO MARIA DO CARMO LACERDA BARBOSA - UFMA, ADRIANA LIMA DOS REIS COSTA - UFMA, SHEILA RICCI LOBÃO AMARAL - UFMA, WALQUÍRIA LEMOS RIBEIRO DA SILVA SOARES - UFMA, FRANCYNARA CRISTINA MORAES GURGEL DE OLIVEIRA RAMOS - HUUFMA, MARIA DOROTEIA FREIRE SILVA - UFMA, MARIA DO ROSÁRIO DE FÁTIMA FORTES BRAGA - UFMA
Período de Realização Entre 2013 a 2017 no curso de medicina da Universidade Federal do Maranhão.
Objeto da Experiência Problemas de saúde mental nos estudantes de medicina, estratégias para enfrentamento e compartilhamento de experiências na Universidade.
Objetivos Relatar a experiência e as medidas tomadas frente a um número crescente de problemas de saúde mental no curso de medicina e suas consequências, e o compartilhamento de experiências com as diferentes unidades acadêmicas.
Metodologia Utilizou-se a seguinte metodologia: 1. Proposição de mudança no modelo de gestão do curso; 2. Criação do Núcleo de Apoio Psicopedagógico (NAP); 3. Fortalecimento das atividades de acolhimento aos alunos ingressantes no curso de medicina; 4. Instituição de canal de diálogo com familiares; 5. Participação de representação discente em todas as instâncias acadêmicas; 6. Criação de espaço para atendimento aos alunos; 6. Compartilhamento de experiências com as demais unidades acadêmicas.
Resultados No período de 2013 a 2017 foi instituído o modelo de coordenação colegiada; Instituição do NAP composto por oito docentes entre médicos e psicólogos; Acolhimento de alunos e familiares durante a semana do calouro; participação discente em todas as instâncias de representação acadêmica do curso; criação de uma sala específica para o NAP e por fim construção de oficina para discutir as questões referentes à saúde mental durante o I Ciclo de Debates sobre Saúde Mental na UFMA.
Análise Crítica A experiência durante a gestão do curso e os relatos apresentados na oficina do I Ciclo de Debates sobre Saúde Mental na UFMA foram semelhantes. Como fatores determinantes e condicionantes foram referidos: o distanciamento da família e o choque cultural em virtude do Sistema de Seleção Unificado (SISU); a falta de motivação por escolherem cursos sob pressão da família; postura docente inadequada e falta de tratamento humanizado; currículo conteudista; aflição em relação ao mercado de trabalho.
Conclusões e/ou Recomendações As mudanças no processo de seleção para ingresso nas universidades brasileiras e a falta de preparo das instituições para esse novo momento é uma questão que precisa ser revista. Investir no desenvolvimento docente, em ações afirmativas de apoio ao aluno em vulnerabilidade de qualquer natureza; readequação dos currículos com horários livres para atividades culturais e valorização da participação discente.
|