28/07/2018 - 14:30 - 16:00 CO29p - Cuidado em saúde mental (sessão 2) |
23431 - ATIVIDADES CORPORAIS COLETIVAS NA SAÚDE PÚBLICA: UMA LEITURA DO MOVIMENTO VITAL EXPRESSIVO LILIAN THIAGO MONTANHA - PREFEITURA MUNICIPAL DE CAMPINAS, ALINE FERNANDES CRUZ GOUVÊA - PREFEITURA MUNICIPAL DE CAMPINAS, ANDREA MARIA CAMPEDELLI LOPES - PREFEITURA MUNICIPAL DE CAMPINAS
Período de Realização As aulas acontecem às 2ª feiras das 17 às 18 horas. Este grupo teve início em Novembro de 2016.
Objeto da Experiência Usuários do Centro de Saúde “Attílio Vicentin” em Campinas/SP que praticam o movimento vital expressivo em um grupo criado por uma psicóloga.
Objetivos As aulas de movimento vital expressivo tem como objetivo libertar as pessoas de suas travas, podendo permitir o desenvolvimento físico e psíquico de maneira saudável e integral, fortalecendo o vínculo social, a atividade física prazerosa, a expansão de energia e a percepção de si.
Metodologia O movimento vital expressivo é uma prática corporal realizada em grupo e é um instrumento do Sistema Rio Abierto. O trabalho com a música (liberação de voz e gestos) e a roda constrói um caminho de gestos mais genuínos e fluidos, onde é possível acessar sentimentos, inseguranças, fixações, medos e anseios e transmutar através de mudanças posturais, transitando do mental ao emocional e aproximando os participantes de suas essências. O aluno realiza movimentos de repetição imitando a instrutora.
Resultados Esse trabalho favorece a autoestima, a motivação, inspiração, tranquilidade e possibilita ao aluno uma melhora na qualidade de vida, beneficiando também sua família, bem como amigos e parentes de um modo geral. Alguns usuários relataram a melhora na qualidade do sono, na autoestima, na melhora em expressar-se com os companheiros, bem como a melhora de dores e tensões corporais, maior vitalidade, maior apoio social, vínculos e sociabilidade, melhor percepção de suas emoções e sentimentos.
Análise Crítica Com a implantação do grupo de movimento vital expressivo no Centro de Saúde, também se fortalece e amplia a rede de cuidados que a atenção básica se propõem a servir. Uma vez que tem dentro de seu serviço, um instrumento tão potente e revitalizador. Algumas pessoas passaram a observar-se com maior atenção, buscando outras formas de cuidado de si dentro do serviço. As aulas possibilitam ao usuário uma porta de entrada a outros serviços oferecidos pela rede.
Conclusões e/ou Recomendações A Unidade Básica de Saúde é a porta de entrada dos usuários ao Sistema Único de Saúde e são estas que oportunizam o cuidado básico, promoção, prevenção e recuperação da saúde aos usuários de maneira inicial, respeitando os princípios de integralidade, equidade e universalidade, possibilitando através de práticas o cuidado integral aos munícipes e a garantia da atenção do cuidado.
|