28/07/2018 - 14:30 - 16:00 CO29o - Medicalização (sessão 2) |
23307 - USO DE MEDICAMENTOS PARA APRIMORAMENTO COGNITIVO. UMA ANÁLISE SOCIOANTROPOLÓGICA A PARTIR DO BLOG “CÉREBRO TURBINADO”. BRUNO PEREIRA DE CASTRO - IESC/UFRJ, ELAINE REIS BRANDÃO - IESC/UFRJ
Apresentação/Introdução O consumo de substâncias com o propósito de aprimorar a performance de processos mentais/neurocognitivos (memória, concentração, estado de alerta) tem objetivos específicos que, em grande medida, residem na expectativa de se obter melhor desempenho em tarefas acadêmicas e profissionais. As chamadas “smart drugs” ou fármacos nootrópicos têm se expandido entre jovens mediante difusão pela internet.
Objetivos Analisar a difusão de informações científicas que envolvem representações e práticas sobre o uso de medicamentos com a finalidade de aprimoramento cognitivo em blog nacional especialmente voltado para esse fim, denominado “Cérebro Turbinado”.
Metodologia Esta pesquisa se insere nos marcos teórico-metodológicos das Ciências Sociais em Saúde, adotando uma perspectiva socioantropológica. É uma pesquisa documental baseada em materiais de divulgação científica sobre uso de medicamentos nootrópicos (smart drugs) para aprimoramento cognitivo. O material empírico foi coletado entre agosto e outubro de 2017, em fontes de domínio público na internet. Compreende o conteúdo divulgado no blog “Cérebro Turbinado”, criado em 2015 por um estudante de medicina de uma universidade pública, que contém postagens de seu editor e relatos de leitores e usuários dos fármacos ali veiculados, além de reportagens sobre o tema em mídia de grande circulação nacional.
Resultados O blog analisado funciona como um meio para a disseminação de saberes biomédicos entre público leigo, reunindo conhecimentos de psicofarmacologia e neurociências. Nele, a visão neuromolecular do cérebro é dominante. Editor e leitores se voltam para produção de um saber coletivo sobre “smart drugs” e nootrópicos para otimização do desempenho cerebral, a partir de suas experiências pessoais com o uso destes fármacos. Ao tratar de consumos off-label, a maioria dos comentários do blog se refere a ajustes posológicos e interações medicamentosas. Os usuários são, em grande parte, jovens universitários e estudantes em preparação para concursos públicos e vestibulares.
Conclusões/Considerações Leitores do blog buscam esclarecimentos em espaço não ocupado por profissionais de saúde. O compartilhamento de experiências propicia a produção de modos de subjetividade a partir dos discursos de verdade fundamentados no saber biomédico. Nessa investida pelo aprimoramento cognitivo, são ressaltados processos de (bio)medicalização ou farmacologização da sociedade, em contexto individualista, competitivo e desigual como o Brasil.
|