27/07/2018 - 13:10 - 14:40 CO29l - Discussão teórico-metodológica |
22680 - UMA PESQUISA EM FOTOVOZ: QUANDO A IMAGEM PERMITE ACESSAR NARRATIVAS DE ADOECIMENTO, TRATAMENTO E SUPERAÇÃO DE USUÁRIOS DA SAÚDE MENTAL. MÔNICA MONTEIRO PEIXOTO - UFRJ, OCTAVIO DOMONT DE SERPA JUNIOR - UFRJ
Apresentação/Introdução Trata-se de uma pesquisa que emprega a metodologia fotovoz, cujo objetivo é explorar, por meio da produção de fotos, as narrativas sobre adoecimento, tratamento e superação de 9 usuários, com transtornos mentais graves, do Centro de Atenção Diária do Instituto de Psiquiatria da UFRJ.
Objetivos Conceder voz aos usuários de saúde mental, frequentemente estigmatizados por sua condição de saúde, através da produção de fotos e narrativas, que compartilhem seu conhecimento em primeira pessoa sobre adoecimento mental, tratamento e superação.
Metodologia Os participantes receberam câmeras fotográficas com a indicação de captarem imagens que representem os temas em saúde mental, por eles escolhidos. Temos, portanto, um desenho de pesquisa em que os integrantes também atuam como pesquisadores. Em entrevistas individuais semiestruturadas, os integrantes produzem narrativas sobre suas fotos, que posteriormente são discutidas em grupo. O método valoriza o conhecimento que os usuários compõem sobre suas próprias realidades como uma expertise que deve ser legitimada. As entrevistas e os grupos são audiogravados e transcritos. Este material será categorizado através da análise de conteúdo pelos pesquisadores acadêmicos.
Resultados Inicialmente apresentamos o método fotovoz e o desenho da pesquisa aos interessados. No encontro seguinte, abordamos os aspectos éticos que uma pesquisa com fotografia envolve. Essa discussão sobre ética foi aprofundada nos treinamentos em fotografia que os integrantes receberam. Em seguida, iniciamos os ciclos de fotos. O primeiro teve como tema disparador: adoecimento, tratamento e superação em saúde mental, proposto pelos pesquisadores acadêmicos. Os demais ciclos tiveram os temas elegidos pelos usuários pesquisadores, tais como: preconceito, moradia etc, na sua relação com suas vivências na saúde mental.
Conclusões/Considerações Por se tratar de uma pesquisa em andamento, este trabalho concentra-se na discussão sobre ética e na análise dos ciclos iniciais de fotos com suas respectivas narrativas. Alguns temas funcionaram como guarda-chuvas de outros, por exemplo, o tema moradia suscitou ricas narrativas sobre relações familiares e comunitárias. Os usuários experts elegeram assuntos que têm impacto direto no seu processo de adoecimento e, principalmente, de superação.
|