Comunicações Orais

27/07/2018 - 13:10 - 14:40
CO29l - Discussão teórico-metodológica

21522 - RECOVERY: INSTRUMENTOS PARA SUA AFERIÇÃO NA REALIDADE BRASILEIRA
ÉLLEN CRISTINA RICCI - UNICAMP, MARIANA BARBOSA PEREIRA - UNICAMP, LEIDY J. ERAZO CHAVEZ - UNICAMP, ROSANA TERESA ONOCKO CAMPOS - UNICAMP, EROTILDES MARIA LEAL - UNICAMP, EHIDEE GOMEZ LA ROTTA - UNICAMP


Apresentação/Introdução
O conceito de recovery tradicionalmente é usado na cultura anglo-saxã na área de saúde mental, mas pouco difundido no Brasil, no qual a tradição da Reforma Psiquiátrica apoia-se no conceito de Reabilitação Psicossocial . No entanto, a associação entre os dois conceitos, suas semelhanças e diferenças tem sido discutida também no Brasil


Objetivos
Traduzir e adaptar o instrumento Recovery Self-Assessment (RSA-R), desenvolvido no Program for Recovery and Community Health (Universidade de Yale) em serviços territoriais de saúde mental no município de Campinas.



Metodologia
Método qualitativo para a adaptação transcultural e validação do instrumento (RSA-R) versões (usuário, familiar, trabalhador e gestor) para o português – Br, seguindo os passos de tradução, retrotradução, revisão da retrotradução, harmonização, avaliação por especialistas, grupos focais e piloto. Apresentamos a versão final após o processo de adaptação transcultural qualitativa, que contou com a participação dos grupos de interesse (stakeholders), professores de Educação Popular e de Jovens e Adultos e entrevistas de sondagem, que fortaleceram o processo metodológico em busca da adaptação mais coerente com a realidade e mantendo o diálogo com a versão original.


Resultados
O instrumento estimula a avaliação de recovery pelos próprios usuários, familiares, trabalhadores e gestores. Trata-se de uma ferramenta de autoanálise, na medida em que se divide em quatro versões direcionadas para os grupos de interesse. Objetiva avaliar o grau em que programas e serviços de saúde implementam práticas voltadas para o processo de recovery. O instrumento demonstrou boa adaptação após as etapas do piloto, contudo na versão de usuários e familiares foi necessário a adaptação para entrevistas, não sendo mais autoaplicável pelo nível de escolaridade da população-alvo e evitam exclusões das pessoas no processo avaliativo dos serviços.



Conclusões/Considerações
Ter um instrumento que avalie a orientação dos serviços de saúde mental para práticas de recovery no Brasil, reconhecendo e valorizando a experiência dos atores envolvidos, contribuindo para a construção de tratamentos sensíveis aos processos de recovery em serviços comunitários, buscando fortalecer as Políticas Públicas de Saúde Mental através de processos avaliativos.

Trabalhos Científicos

Veja aqui as regras para envio dos resumos e fique atento aos prazos.

SAIBA MAIS

Programação Científica

Consulte a programação completa das palestras e cursos disponíveis.

SAIBA MAIS

Convidados

Conheça os Palestrantes confirmados e veja seus currículos!

SAIBA MAIS

Fique atento
às datas principais


26

Julho

2018

Inscrições encerradas.
Não haverá inscrição no local.

01

março

2018

Está encerrado o prazo para submissão de trabalhos.

locais do evento

Pré-Congresso

UERJ - Campus Maracanã

A Universidade do Estado do Rio de Janeiro é uma das maiores e mais prestigiadas universidades do Brasil e da América Latina. Possui campi em 7 cidades do estado, sendo o maior deles localizado no bairro do Maracanã, na cidade do Rio de Janeiro.

R. São Francisco Xavier, 524 - Maracanã, Rio de Janeiro - RJ, 20550-900

Congresso

FIOCRUZ - Campus Manguinhos

Fundação Oswaldo Cruz é uma instituição de ensino, pesquisa, serviços, desenvolvimento científico e tecnológico em saúde, localizada no Rio de Janeiro, Brasil, considerada uma das principais instituições mundiais de pesquisa em saúde pública.

Avenida Brasil, 4365 - Manguinhos, Rio de Janeiro - RJ, 21040-360