27/07/2018 - 13:10 - 14:40 CO29k - Prevenção de adoecimento e promoção da saúde |
22780 - UNIRIO É LOUCURA: DESENVOLVENDO COMPETÊNCIAS E HABILIDADES EM SAÚDE MENTAL TAIS VERONICA CARDOSO VERNAGLIA - UNIRIO, DENISE DE ASSIS CORREIA SORIA - UNIRIO, ARIADNE DE MOURA MENDES - PONTO DE CULTURA LOUCURA SUBURBANA, JULIANA GRISOLIA - PONTO DE CULTURA LOUCURA SUBURBANA, JULIANA RODRIGUES DE MELO - UNIRIO
Período de Realização O projeto está em execução desde fevereiro do ano de 2015 e até o presente momento.
Objeto da Experiência Participar na produção e na execução do conteúdo artístico/terapêutico das oficinas temáticas que desmistifiquem a visão do louco na sociedade.
Objetivos Facilitar a reinserção social do sujeito adoecido psiquicamente, através das ações intersetoriais artísticas permanentes, gratuitas e geradoras de renda no intuito de incentivar as habilidades e maximizar a independência dos usuários da saúde mental.
Metodologia Participação com os usuários de saúde mental nas atividades permanentes: edição e organização dos livros escritos por usuários da saúde mental; coordenação, confecção e venda dos produtos da oficina de geração de renda; organização do bloco de carnaval; visitas guiadas. A diretriz teórica é a partir dos princípios da reforma psiquiátrica. Também, tem criado pontos de referência, viabilizando o acolhimento, adscrevendo a clientela e multiplicando as possibilidades de empreendedorismos solidários
Resultados Participamos do desfile anual do bloco, e das oficinas de percussão realizadas. Também, atuamos na confecção dos materiais para a oficina de papelaria, bem como na organização e orientação dos usuários quanto ao gerenciamento de recursos captados através da confecção de materiais para exposição e venda. O mesmo é dividido entre os usuários que compõe a oficina. Atuamos em parceria com disciplinas curriculares do curso de enfermagem nos tornando orientadoras das ações de cuidado.
Análise Crítica A oficina de geração de renda é um importante recurso de inserção social, é coordenada por alunos bolsistas, um oficineiro e conta oito pessoas acometidas por transtornos mentais. Em virtude dos problemas econômicos, políticos e sociais desafiadores para as atuais políticas públicas de saúde e saúde mental, o Ponto de Cultura enfrenta desafios diários de restrição orçamentária e dificuldade de contratação de pessoal permanente.
Conclusões e/ou Recomendações O desmonte que tem sido produzido na saúde e na saúde mental tem afetado diretamente as atividades desenvolvidas no setor. No final do ano de 2017, todos os profissionais bolsistas da unidade tiveram suas bolsas cancelados e os que são contratados não receberam salários. Sendo assim, para a manutenção do serviço, tem sido fundamental a presença deste projeto de extensão, que tem contribuído para a manutenção das atividades.
|