27/07/2018 - 13:10 - 14:40 CO29k - Prevenção de adoecimento e promoção da saúde |
21192 - SUICÍDIO COMO PROBLEMA DE SAÚDE PÚBLICA: O PAPEL DO ESTUDANTE DE MEDICINA FRENTE AOS DESAFIOS DE MOBILIZAÇÃO E PREVENÇÃO CELY CAROLYNE PONTES MORCERF - UNIGRANRIO, BRENDA MARIA LOUREIRO DE MELO - UNIIGRANRIO, KLICIA MAYRA LOPES NEVES - UNIGRANRIO, ANDREA REGINA DOS SANTOS MURGA DA ROCHA - UNIGRANRIO, RAFAEL RODRIGUES MATIAS - UNIGRANRIO, CAROLINA MOTTA VARELA SAMPAIO - UNIGRANRIO
Período de Realização O presente trabalho foi realizado no período de agosto de 2016 até junho de 2017.
Objeto da Experiência Atividade realizada na monitoria da disciplina de Psiquiatria com 12 acadêmicos do 6º período de medicina no ambulatório de Saúde Mental.
Objetivos Discutir com a comunidade científica aspectos relevantes sobre o suicídio e medidas de prevenção e abordagem, envolvendo o papel do estudante de medicina em sua universidade e da educação médica na construção de medidas eficazes e resolutivas para demandas regionais no Brasil.
Metodologia Trata-se de um relato de experiência das atividades realizadas na monitoria de Psiquiatria, de um projeto criado tendo em vista o crescimento de estudantes de medicina que tentaram ou procuraram auxílio psicopedagógico da instituição de ensino por ideações suicidas durante fases do curso médico. A criação foi estruturada junto com o programa da monitoria, onde debates seriam realizados sobre suicídio e saúde mental do estudante de medicina a cada encontro antes dos atendimentos.
Resultados Foram feitas discussão e análise dos conhecimentos dos estudantes sobre o suicídio na atenção básica e aplicado um questionário que aborda temas como a percepção que o acadêmico de medicina possui sobre o suicídio e conhecimentos sobre abordagem e conduta frente ao atendimento de pacientes com tentativas de suicídio. Realizou-se rodas de conversas sobre questões éticas e angústias do contato com casos de suicídio, além do despreparo do estudante para prevenção, abordagem e conduta.
Análise Crítica Foi exposta a necessidade de se falar mais sobre o tema e capacitar acadêmicos durante a formação médica para uma abordagem holística e centrada na pessoa em casos de tentativas de suicídio, ampliando espaços de discussão e estudos dentro das escolas médicas. Foi exposto também a necessidade de um núcleo de apoio em saúde mental ao aluno na faculdade de medicina, evitando a negligência do crescimento de fatores de risco para o desenvolvimento de transtornos mentais.
Conclusões e/ou Recomendações As angústias e o sentimento de impotência geram sofrimento e reflexões intrínsecas frente a um atendimento de paciente com comportamento ou ideações suicidas. Assim, o tema delicado ainda é pouco abordado dentro da atenção básica de saúde, havendo uma carência grande frente ao preparo curricular dos profissionais de saúde para a abordagem de casos de suicídio, principalmente na universidade, dentro da educação médica.
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