Comunicações Orais

27/07/2018 - 13:10 - 14:40
CO29j - Loucura e Cidadania (arte, cultura, militância e economia solidária) - Sessão 2

22952 - GRUPO DE OUVIDORES DE VOZES: DO OUVIR AO ESCUTAR
LORAINE OLTMANN DE OLIVEIRA - UFPR, DEIVISSON VIANNA DANTAS DOS SANTOS - UFPR, SARAH ALMEIDA AMARAL ALVES - UFPR, FERNANDO CASTILHO PELLOSO - UFPR, KIARA OLIVETT - UFPR, SABRINA STEFANELLO - UFPR


Período de Realização
De agosto de 2017 à dezembro de 2017.


Objeto da Experiência
Grupo de ouvidores de vozes.


Objetivos
Esse trabalho visa demonstrar por meio do relato de experiência a construção de um grupo de Ouvidores de Vozes.


Metodologia
A criação do grupo de Ouvidores de Vozes ocorreu no período de agosto/2017 à dezembro/2017 em um CAPS de Curitiba. Primeiramente os profissionais da equipe indicaram usuários que teriam trazido previamente em seu relato que ouvem vozes. Foram então marcados cerca de dois atendimentos individuais por pessoa a fim de conhecer sua história de vida e questionar o interesse em participar de um grupo com essa temática. Cerca de 12 pessoas estiveram presentes em pelo menos dois atendimentos.


Resultados
Alguns participantes atendidos tinham dificuldade em falar sobre essa temática - muitos diziam ter medo da experiência e também receio de serem internados; porém a maior parte dos usuários já possuíam estratégias para lidar com isso. Durante os atendimentos afirmaram também sentir-se aliviados em saber que não estão sozinhos e por poder falar disso de forma mais aberta. Depois dos atendimentos pode-se confirmar a vontade da grande maioria dos entrevistados de criar e participar do grupo.


Análise Crítica
A principal forma de intervenção utilizada na experiência de ouvir vozes é suprimindo-as. No entanto novas abordagens estão surgindo com as seguintes premissas: quem ouve vozes não necessariamente tem uma doença; normalmente as vozes estão relacionadas a história do sujeito, sendo parte da experiência humana. Sendo assim, a pessoa pode aprender a lidar com esse fenômeno. A criação de um grupo de ouvidores de vozes no CAPS envolve então uma mudança de paradigma: as vozes passam a ser ouvidas.


Conclusões e/ou Recomendações
Enquanto o grupo está sendo montado cada vez mais usuários do serviço se interessam e pedem para participar. A partir desses atendimentos as pessoas que ouvem vozes estão começando a perceber essa experiência de forma mais naturalizada, entendendo que essa parte da vida também merece ser escutada. Todos os usuários entrevistados se interessaram por aprender novas maneiras de lidar com suas dificuldades, bem como partilhar essa experiência.

Trabalhos Científicos

Veja aqui as regras para envio dos resumos e fique atento aos prazos.

SAIBA MAIS

Programação Científica

Consulte a programação completa das palestras e cursos disponíveis.

SAIBA MAIS

Convidados

Conheça os Palestrantes confirmados e veja seus currículos!

SAIBA MAIS

Fique atento
às datas principais


26

Julho

2018

Inscrições encerradas.
Não haverá inscrição no local.

01

março

2018

Está encerrado o prazo para submissão de trabalhos.

locais do evento

Pré-Congresso

UERJ - Campus Maracanã

A Universidade do Estado do Rio de Janeiro é uma das maiores e mais prestigiadas universidades do Brasil e da América Latina. Possui campi em 7 cidades do estado, sendo o maior deles localizado no bairro do Maracanã, na cidade do Rio de Janeiro.

R. São Francisco Xavier, 524 - Maracanã, Rio de Janeiro - RJ, 20550-900

Congresso

FIOCRUZ - Campus Manguinhos

Fundação Oswaldo Cruz é uma instituição de ensino, pesquisa, serviços, desenvolvimento científico e tecnológico em saúde, localizada no Rio de Janeiro, Brasil, considerada uma das principais instituições mundiais de pesquisa em saúde pública.

Avenida Brasil, 4365 - Manguinhos, Rio de Janeiro - RJ, 21040-360