27/07/2018 - 13:10 - 14:40 CO29i - Cuidado em saúde mental (sessão 1) |
26674 - PERCURSOS PERIPATÉTICOS: UMA POSSIBILIDADE PEDAGÓGICA A PARTIR DAS VISITAS DOMICILIARES MARIA ALINE MENDES COSTA - UFC, MYLKLEANY MARTINS DE CASTRO - UFC, MAGDA MOURA DE ALMEIDA PORTO - UFC
Período de Realização A seguinte atividade teve início em Agosto de 2017 e continua em andamento.
Objeto da Experiência Relato de estagiárias do curso de Psicologia em Visitas Domiciliares feitas com a Equipe da Unidade de Atenção Primária Anastácio Magalhães.
Objetivos Descrever a experiência discente de extensão e estágio em Psicologia na Atenção Primária à Saúde dentro de um território de alta vulnerabilidade social no município de Fortaleza, supervisionada por professores da Universidade Federal do Ceará.
Metodologia Agregou-se a formação em Psicologia de uma universidade federal às demandas de equipe de saúde da família para a prestação de cuidados domiciliares a 59 pacientes. A demanda por apoio psicológico foi apontada por agentes comunitários de saúde e por equipe multidisciplinar (fisioterapia, medicina, odontologia e psicologia) vinculada à universidade. As estagiárias transitavam pelo Território a pé buscando conexão com pessoas e atividades locais. Cada visita durava em torno de 50 minutos.
Resultados O percurso a pé trouxe a imagem da desigualdade quando se observaram as contradições sociais do território. Surgiram reflexões e afetos que não aparecem dentro da sala de aula tradicional. Os pacientes acompanhados a partir de escuta ativa e com as abordagens Junguiana e Psicodrama tiveram melhora significativa em todos os casos. Notou-se porém dificuldade de trabalho intersetorial com a assistência social, que poderia ter facilitado condições de atendimento para os menos favorecidos.
Análise Crítica Apesar das dificuldade de apoio da assistência social e da falta de adesão de alguns pacientes por dificuldades materiais, o aprendizado foi rico. Seria construtivo se a experiência fosse ampliada para outros alunos, pela possibilidade de ser afetados por essa realidade a qual poucos tem contato e para vivenciar a experiência de adentrarem no território de contradições evidentes, no qual pessoas em situação de vulnerabilidade social dividem espaço com pessoas com ampla rede de apoio.
Conclusões e/ou Recomendações A Psicologia incrementa a resolutividade dos cuidados domiciliares e reclama inovação para manejo de contradições e fortalecimento de direitos com apoio de órgãos de assistência social e comunidade. Junto à equipe, agrega nova ótica ao atendimento em saúde. Experiências pedagógicas como esta que permitem que se desenvolvam competências para este tipo de cuidado carecem de mais incentivo das universidades e dos cursos de graduação.
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