26/07/2018 - 13:10 - 14:40 CO29b - Álcool e Drogas - Projetos e territórios (sessão 1) |
28829 - A EXPERIÊNCIA DO PROGRAMA ÁLCOOL, CRACK E OUTRAS DROGAS DA FIOCRUZ (PACD): AVANÇOS E DESAFIOS. MARIA INÊS CÁRCAMO - PACD/FIOCRUZ, FRANCISCO DE ABREU FRANCO NETTO - PACD/FIOCRUZ
Período de Realização O Programa iniciou em 2014, através de portaria da presidência da Fiocruz, e encontra-se em atividade.
Objeto da Experiência Programa Institucional de Apoio à Pesquisa, Ensino, Desenvolvimento Tecnológico e Políticas Públicas sobre Álcool, Crack e outras Drogas da Fiocruz.
Objetivos Apoiar a realização de pesquisas, capacitações e atividades de extensão; estabelecer parcerias com esferas governamentais e não governamentais; promover oficinas e seminários acadêmicos com o intuito de fortalecer a Política de Atenção Integral aos Usuários e Álcool, Crack e outras Drogas.
Metodologia O PACD se desenvolve em dois âmbitos: relacionado às pactuações estratégicas da presidência da Fiocruz, com definição de prioridades e parcerias governamentais e não governamentais e relacionado à mobilização e articulação de atores da Fiocruz, através de um Grupo de Trabalho consultivo, objetivando o apoio à presidência nos assuntos referentes à temática.
Resultados O PACD, em parceria com a SENAD, implementou um projeto de extensão em 55 Municípios do Brasil - Projeto Redes. Realizou 15 oficinas do GT do Programa; 11 turmas de capacitação no Estado do Rio de Janeiro e Pernambuco; apoiou 03 pesquisas; 02 seminários nacionais e 07 seminários internacionais que abordaram cuidado, redução de danos, política de drogas, dependência e debates sobre drogas proscritas e prescritas. Foram feitas parcerias com instituições governamentais e não governamentais.
Análise Crítica O PACD reuniu pesquisadores que atuam em diversas unidades da Fiocruz com a temática de álcool e outras drogas, com mais engajamento de alguns atores. O projeto de articulação de rede intersetorial se configurou como uma nova tecnologia social, podendo ser considerada como uma experiência inovadora para potencial formulação de políticas públicas na área. O Programa enfrentou diversos desafios na realização das suas atividades devido às recentes mudanças no contexto da macro política nacional.
Conclusões e/ou Recomendações O Programa teve sucesso nos seus objetivos, discutindo diversos aspectos da política sobre drogas, dimensão do cuidado, do ensino, da pesquisa e estabelecendo importantes parcerias governamentais e com a sociedade civil. Existem ainda desafios e caminhos a avançar para que a temática seja aprofundada e internalizada no campo da saúde coletiva, especialmente no atual contexto de retrocesso de direitos vivenciada na política nacional.
|