Comunicações Orais

26/07/2018 - 13:10 - 14:40
CO29b - Álcool e Drogas - Projetos e territórios (sessão 1)

24500 - AÇÕES PREVENTIVAS AO USO DO ÁLCOOL, CRACK E OUTRAS DROGAS: EXPERIÊNCIA DURANTE O PROJETO RONDON, MINISTÉRIO DA DEFESA
GABRIELA PAULA DOS ANDRADE - UFPE/CAV, EMMANUELA KETHULLY MOTA DOS SANTOS - SES/PE, SIMONE DANIELLY VIDAL DE NEGREIROS - UFPE/CAV, FERNANDA ALVES DE MACÊDO - UFPE/CAV, GILVANESSA RODRIGUES DE SOUZA - UFPE/CAV, MAYNARA FERNANDES GOMES DA SILVA - UFPE/CAV, WILEM VICTOR DA SILVA SOUSA - UFPE/CAV, JACQUELINE SANTOS VALENÇA - UFPE/CAV, JOSÉ ERIVALDO GONÇALVES - UFPE/CAV, TAMIRES GISELE CORDEIRO DE LIMA - UNINASSAU


Período de Realização
As ações foram desenvolvidas, durante do mês de janeiro de 2017.


Objeto da Experiência
Atividades Preventivas e de Educação em Saúde sobre os fatores biopsicossociais do uso abusivo do crack, álcool e outras drogas entre adolescentes.


Objetivos
Relatar a experiência de acadêmicos de enfermagem da Universidade Federal de Pernambuco, inseridos no Projeto Rondon, vinculado ao Ministério da Defesa, com relação às práticas de educação em Saúde e prevenção do uso de crack, álcool e outras drogas entre jovens de uma Escola Municipal.


Metodologia
As ações foram desenvolvidas em uma escola municipal de Aliança-TO, seguindo as ordenações de Paulo Freire: investigação do universo do sujeito e da comunidade, tematização e problematização. O público-alvo foram adolescentes entre 14 e 19 anos. Adotaram-se como estratégias educativas as rodas de discussões. Inicialmente, os acadêmicos realizaram um planejamento das ações e, a seguir, foram verificados os conhecimentos prévios e abordados os efeitos do álcool e as problemáticas biopsicossociais.


Resultados
Percebeu-se o conhecimento prévio entre os alunos sobre os principais tipos de substâncias psicoativas. Contudo, notava-se o desconhecimento acerca da legalização, consequências e complexidades associadas, como as comorbidades e conflitos familiares. Tais atividades foram significantes para processo de ensino-aprendizagem mútuo entre a equipe e os alunos adolescentes, uma vez que, houve a ampliação de conceitos relacionados às temáticas abordadas e o convívio com outras realidades.


Análise Crítica
A escolha da temática entre os jovens no ambiente escolar foi dificultosa. Uma vez que, nesta fase há a construção da identidade e a busca pela inserção em grupos sociais. Contudo, o ambiente escolar mostrou-se um campo favorável para a formação da consciência crítica-reflexiva e desenvolvimento de ações preventivas e educativas. A abordagem proposta por Paulo Freire permitiu participação ativa dos alunos e a análise acerca da conjuntura na qual os mesmos estão inseridos.


Conclusões e/ou Recomendações
Este estudo favoreceu o entendimento da Educação em Saúde como um processo horizontal e humanizado. A articulação entre a universidade e a comunidade mostrou-se significativa para a qualificação do ensino da graduação e para a prevenção do uso precoce de substâncias entre os adolescentes.

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