Comunicações Orais

26/07/2018 - 13:10 - 14:40
CO29a - Álcool e Drogas - Rede(s) de cuidado em A&D

22500 - USUÁRIOS DE CRACK EM SITUAÇÃO DE RUA EM MANGUINHOS, RIO DE JANEIRO, E NO PROGRAMA DE BRAÇOS ABERTOS, SÃO PAULO: HISTÓRIAS DE DESRESPEITO E DE RECONHEC
ALDA LACERDA - EPSJV/FIOCRUZ, PILAR BELMONTE - EPSJV/FIOCRUZ, MIRNA TEIXEIRA - ENSP/FIOCRUZ, PAULO PEITER - IOC/FIOCRUZ, MARISE RAMÔA - EPSJV/FIOCRUZ, GENY COBRA - SCIENTIFIC COMMITTEE ON ANTARCTIC RESEARCH SCAR, GRASIELE NESPOLI - EPSJV/FIOCRUZ, TEREZA PAIVA - EPSJV/FIOCRUZ, BRIGIDA OLIVEIRA - UFF/PIBIC FIOCRUZ


Apresentação/Introdução
Na conjuntura de precariedade e pobreza, fruto das políticas neoliberais, evidencia-se no Brasil o aumento da população que ocupa as ruas como espaço de abrigo e moradia, muitos dos quais são usuários de álcool, crack e outras drogas. Trata-se de uma população marcada por processos de exclusão social, e que vivencia experiências de desrespeito e ausência de reconhecimento social no seu cotidiano.


Objetivos
Investigar as histórias de desrespeito e de reconhecimento social dos usuários de crack em situação de rua atendidos pelo Consultório na Rua de Manguinhos - Rio de Janeiro (RJ) e pelo Programa “De Braços Abertos” (DBA) - São Paulo (SP).


Metodologia
A pesquisa, de abordagem qualitativa, foi financiada pelo Programa Estratégico de Apoio à Pesquisa em Saúde e Fundação Oswaldo Cruz. No período de 2014 a 2016 foram realizadas 17 entrevistas semi-estruturadas e dois grupos focais com os usuários de crack atendidos pelo CnaR de Manguinhos - RJ (n=6) e pelo DBA - SP (n=9), totalizando 32 participantes com faixa etária de 24 a 43 anos e com mais de 1 ano em situação de rua, além da Observação Participante nas cenas de uso e nos locais em que os usuários vivem e circulam. Os dados foram tratados por meio da construção de uma matriz analítica com as categorias teóricas e empíricas, sendo utilizado o software de análise qualitativa Atlas-ti.


Resultados
Histórias de desrespeito e falta de perspectiva na vida foram apontadas em diversas narrativas. Estigmatizados como cracudos, os usuários relatam a violência cotidiana que sofrem e a repulsão das pessoas que evitam o contato e os fazem se sentir o “lixo” da sociedade. A discriminação perpassa o acesso aos bens públicos, e alguns serviços públicos de saúde negam o atendimento por não terem documentação ou domicílio cadastrado. Em contrapartida, histórias de reconhecimento social foram relatadas a partir da inserção em frentes de trabalho e das interações com as equipes de CnaR e com o DBA, sendo os profissionais referidos como importantes fontes de apoio social.


Conclusões/Considerações
Analisar experiências de desrespeito e reconhecimento social se torna relevante para subsidiar as políticas públicas dos usuários de crack em situação de rua. A luta por reconhecimento social visa garantir os direitos básicos de saúde, educação, moradia, lazer, entre outros constituintes da cidadania, de modo a fomentar os processos de democratização e inclusão social dessa população estigmatizada e em situação de extrema vulnerabilidade social.

Trabalhos Científicos

Veja aqui as regras para envio dos resumos e fique atento aos prazos.

SAIBA MAIS

Programação Científica

Consulte a programação completa das palestras e cursos disponíveis.

SAIBA MAIS

Convidados

Conheça os Palestrantes confirmados e veja seus currículos!

SAIBA MAIS

Fique atento
às datas principais


26

Julho

2018

Inscrições encerradas.
Não haverá inscrição no local.

01

março

2018

Está encerrado o prazo para submissão de trabalhos.

locais do evento

Pré-Congresso

UERJ - Campus Maracanã

A Universidade do Estado do Rio de Janeiro é uma das maiores e mais prestigiadas universidades do Brasil e da América Latina. Possui campi em 7 cidades do estado, sendo o maior deles localizado no bairro do Maracanã, na cidade do Rio de Janeiro.

R. São Francisco Xavier, 524 - Maracanã, Rio de Janeiro - RJ, 20550-900

Congresso

FIOCRUZ - Campus Manguinhos

Fundação Oswaldo Cruz é uma instituição de ensino, pesquisa, serviços, desenvolvimento científico e tecnológico em saúde, localizada no Rio de Janeiro, Brasil, considerada uma das principais instituições mundiais de pesquisa em saúde pública.

Avenida Brasil, 4365 - Manguinhos, Rio de Janeiro - RJ, 21040-360