Comunicações Orais

28/07/2018 - 14:30 - 16:00
CO9a - Abordagens para a Investigação e Operacionalização de Difusão e Incorporação de Tecnologias

26119 - IMPLANTAÇÃO DO MODIFIED EARLY WARNING SCORING EM UM PRONTO SOCORRO MUNICIPAL
MARIANE RODRIGUES CANDIDO - ASSOCIAÇÃO PAULISTA PARA O DESENVOLVIMENTO DA MEDICINA, CARLOS FREDERICO DANTAS ANJOS - ASSOCIAÇÃO PAULISTA PARA O DESENVOLVIMENTO DA MEDICINA, LAURA MARQUES DE AZEVEDO - ASSOCIAÇÃO PAULISTA PARA O DESENVOLVIMENTO DA MEDICINA, PRISCILA TOLEDO VIDAL LOPES - ASSOCIAÇÃO PAULISTA PARA O DESENVOLVIMENTO DA MEDICINA


Período de Realização
Junho de 2016 a dezembro de 2017


Objeto da Experiência
Implantação Modified Early Warning Scoring (MEWS)


Objetivos
Descrever a experiência de implantação do MEWS em um serviço emergência de baixa e média complexidade.


Metodologia
Estudo transversal e retrospectivo. Os dados foram coletados no Pronto Socorro Municipal da Vila Maria Baixa (PSMVMB), Região Norte do Município de São Paulo, entre junho de 2016 a dezembro de 2017. O PSMVMB atende uma média de 14.000 pacientes por mês, entre adultos e crianças. Foram analisadas 2.275 fichas clinicas de pacientes adultos que tiveram o MEWS calculado durante seu período de internação em leitos de observação (entre 3 a 24 horas).


Resultados
A implantação do MEWS possibilitou a identificação precoce das deteriorações e a melhoria da condução dos casos clínicos. Como indicador, temos a ausência de paradas cardiorrespiratórias nos leitos de observação no período observado.




Análise Crítica
O projeto de implantação do MEWS foi desenhado pelo Diretor Técnico do PSMVMB, com apoio da Coordenadora de Enfermagem, em junho de 2016. Estabelecido que o preenchimento da Planilha do MEWS deverá ser feito pelo Enfermeiro escalado na observação. Após o preenchimento, o valor do MEWS é anotado em um quadro (dashboard) para visualização da equipe de assistência e monitoramento dos casos. Semanalmente são analisadas as informações e o perfil de gravidade pela Coordenação de Enfermagem.


Conclusões e/ou Recomendações
O estudo demonstra que a implantação do MEWS em um serviço de emergência é uma ferramenta possível, relativamente simples na apropriação e análise dos dados, melhora a comunicação e a discussão multiprofissional sobre o paciente, contribuindo significativamente para a identificação precoce das alterações de sinais vitais, alerta de sepse e melhor condução e tomada de decisões do quadro clínico.

Trabalhos Científicos

Veja aqui as regras para envio dos resumos e fique atento aos prazos.

SAIBA MAIS

Programação Científica

Consulte a programação completa das palestras e cursos disponíveis.

SAIBA MAIS

Convidados

Conheça os Palestrantes confirmados e veja seus currículos!

SAIBA MAIS

Fique atento
às datas principais


26

Julho

2018

Inscrições encerradas.
Não haverá inscrição no local.

01

março

2018

Está encerrado o prazo para submissão de trabalhos.

locais do evento

Pré-Congresso

UERJ - Campus Maracanã

A Universidade do Estado do Rio de Janeiro é uma das maiores e mais prestigiadas universidades do Brasil e da América Latina. Possui campi em 7 cidades do estado, sendo o maior deles localizado no bairro do Maracanã, na cidade do Rio de Janeiro.

R. São Francisco Xavier, 524 - Maracanã, Rio de Janeiro - RJ, 20550-900

Congresso

FIOCRUZ - Campus Manguinhos

Fundação Oswaldo Cruz é uma instituição de ensino, pesquisa, serviços, desenvolvimento científico e tecnológico em saúde, localizada no Rio de Janeiro, Brasil, considerada uma das principais instituições mundiais de pesquisa em saúde pública.

Avenida Brasil, 4365 - Manguinhos, Rio de Janeiro - RJ, 21040-360