Comunicações Orais Curtas

29/07/2018 - 08:00 - 09:50
COC10g - Determinação Social, Desigualdades e Promoção da Saúde

29056 - DESIGUALDADES NO USO E ACESSO A SERVIÇOS DE SAÚDE POR IDOSOS NOS SISTEMAS PÚBLICO E PRIVADO DE SAÚDE
MARILIA C P LOUVISON - FSP USP, DORA SEVERO - FSP USP, HELENA WATANABE - FSP USP, YEDA DUARTE - FSP USP, TEREZA E ROSA - INSTITUTO DE SAÚDE SES SP, MARIA LUCIA LEBRAO - FSP USP, ALEXANDRE KALACHE - CENTRO INTERNACIONAL DE LONGEVIDADE


Apresentação/Introdução
A desigualdade no acesso a serviços de saúde é um importante desafio para o Brasil, que apresenta uma dualidade no uso de sistemas públicos e privados, ambos impactados pelo envelhecimento populacional e o incremento das condições crônicas. O envelhecimento impacta na organização e utilização dos serviços de saúde de forma diferente no setor publico e privado, que apresenta distintas lógicas na produção do cuidado.



Objetivos
Este estudo tem como objetivo analisar as desigualdades na dificuldade de acesso e a tipologia de uso de serviços de saúde referida por idosos do município de São Paulo nos subsistemas publico e privado de saúde.


Metodologia
Trata-se de analise quanti quali. Analisaram-se dados do Estudo SABE (Saúde, Bem-Estar e Envelhecimento) que entrevistou 1.345 idosos em 2010 utilizando-se modelos de regressão logística múltipla hierarquizada, tendo como variável dependente a dificuldade de acesso e independentes, os fatores de predisposição, de capacitação e de necessidade do modelo de Andersen. Analisaram-se ainda dados de utilização de serviços de saúde do SUS
e foram identificados os modelos de atenção para idosos nos serviços publicos e privados de saúde da cidade de São Paulo.


Resultados
Do total, um quarto dos idosos referiu dificuldade para acessar serviços de saúde quando precisou. Na análise foram determinantes renda insuficiente para suas necessidades e não ter plano de saúde, assim como pior condição de saúde auto percebida, processo de fragilização e perda de capacidade funcional. Os idosos apresentam maior utilização dos serviços com maior permanência sendo que os modelos de cuidados do setor privado e público são distintos.



Conclusões/Considerações
Foram identificadas desigualdades no acesso a serviços de saúde determinadas por maior vulnerabilidade de idosos com menor renda e sem plano de saúde privado, assim como por maior fragilidade e pior funcionalidade do idosos. A utilização dos serviços por idosos é alta e a tipologia do uso é distinta entre setor público e privado, necessitando de inovações e serviços mais "amigáveis".

Trabalhos Científicos

Veja aqui as regras para envio dos resumos e fique atento aos prazos.

SAIBA MAIS

Programação Científica

Consulte a programação completa das palestras e cursos disponíveis.

SAIBA MAIS

Convidados

Conheça os Palestrantes confirmados e veja seus currículos!

SAIBA MAIS

Fique atento
às datas principais


26

Julho

2018

Inscrições encerradas.
Não haverá inscrição no local.

01

março

2018

Está encerrado o prazo para submissão de trabalhos.

locais do evento

Pré-Congresso

UERJ - Campus Maracanã

A Universidade do Estado do Rio de Janeiro é uma das maiores e mais prestigiadas universidades do Brasil e da América Latina. Possui campi em 7 cidades do estado, sendo o maior deles localizado no bairro do Maracanã, na cidade do Rio de Janeiro.

R. São Francisco Xavier, 524 - Maracanã, Rio de Janeiro - RJ, 20550-900

Congresso

FIOCRUZ - Campus Manguinhos

Fundação Oswaldo Cruz é uma instituição de ensino, pesquisa, serviços, desenvolvimento científico e tecnológico em saúde, localizada no Rio de Janeiro, Brasil, considerada uma das principais instituições mundiais de pesquisa em saúde pública.

Avenida Brasil, 4365 - Manguinhos, Rio de Janeiro - RJ, 21040-360