29/07/2018 - 08:00 - 09:50 COC10f - Determinação Social, Desigualdades e Promoção da Saúde |
28726 - JOGOS DE MEMÓRIA: RECURSOS METODOLÓGICOS DE REINTEGRAÇÃO SOCIAL NA TERCEIRA IDADE JOSÉ FELIX DE BRITO JÚNIOR - FCM-JP, KÊMYLLY GUEDES MONTEIRO - FACENE, BRISDEON BRUNO SILVA DE ALENCAR - FACENE, DANYELLE NÓBREGA DE FARIAS - FACENE, DYEGO ANDERSON ALVES DE FARIAS - FACENE, IRLLANNA KETLEY SANTOS DO NASCIMENTO - FACENE, MARIELLY VIDAL FIRMINO RODRIGUES - FACENE, EDILAINE DA SILVA SANTOS - FACENE, ANNA CHRISTINA CAVALCANTE BORGES - FACENE, ENDYANARA KATRYNNE MONTEIRO OLIVEIRA - FACENE
Período de Realização Realizado no dia 27 de abril de 2017
Objeto da Experiência Atividade prática de discentes do curso de fisioterapia da FACENE em um grupo de idosos em uma unidade de saúde da família de João Pessoa.
Objetivos Descrever e refletir sobre as percepções dos discentes de fisioterapia do primeiro período participando e construindo uma ação no grupo de Idosos na atenção básica.
Metodologia A atividade utilizou-se de jogos de memória, com a proposta de trabalhar a memorização do grupo frente aos desafios propostos. Em meio às dificuldades decorrentes do envelhecimento, pôde-se notar que o grau de perda da memória foi relativo de individuo para individuo, em meio a isso, foi necessário fazer adaptações ao decorrer dos jogos como, diminuir o nível de dificuldade ou até mesmo a introdução de novos desafios com o objetivo de tornar as atividades mais elevadas quando necessário.
Resultados A utilização dos jogos nos auxiliou a verificar a percepção, atenção e a própria capacidade do indivíduo de gravar informações. Mostrar aos idosos, como a utilização de recursos dinâmicos assiste ao exercício da memória, e como essas atividades podem ser prazerosas, trazendo uma união entre os discentes e os idosos, aproximando ainda, a população dos profissionais de saúde, suscitando a criação do vínculo e evidenciando a necessidade de uma conscientização tanto física quanto cognitiva
Análise Crítica A inserção dos discentes de fisioterapia em vivências na comunidade mesmo quando pontuais. São momentos de aprendizagem com a realidade causando sensibilização na formação acadêmica que com frequência é bastante biologicista. As percepções foram voltadas a aspectos da vida do idoso, de como eles foram bem acolhidos pelo grupo e o quanto a comunicação será importante no futuro profissional. Desta forma, apresentaram um olhar mais humanizado no cuidado e atenção à saúde.
Conclusões e/ou Recomendações Portanto, é inegável que iniciativas como essa da USF, projetam para o futuro um grande acervo de métodos para a manutenção da saúde dos idosos, contribuindo assim, para uma melhor qualidade de vida. Contudo, através da atividade, pudemos compreender o impacto desta visita para vida acadêmica, ao perceber que precisamos olhar o outro para além dos limites, entendendo as capacidades de cada um, e exercendo uma abordagem humanizada.
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