Comunicações Orais Curtas

29/07/2018 - 08:00 - 09:50
COC10f - Determinação Social, Desigualdades e Promoção da Saúde

26714 - GRUPOS DE ARTESANATO NA ATENÇÃO PRIMÁRIA COMO APOIO EM SAÚDE MENTAL DE MULHERES: ESTUDO DE IMPLEMENTAÇÃO
BRUNA GONÇALVES DE ANDRADE - LIPAPS (UERJ), JÉSSICA ACÁCIO DE OLIVEIRA - LIPAPS (UERJ), BIANCA LOPES SAGESSE - LIPAPS (UERJ), KALI VÊNUS GRACIE ALVES - LIPAPS (UERJ), ELLEN INGRID SOUZA ARAGÃO - LIPAPS (UERJ), ANNA PAULA FLORENZANO - UERJ, ANDREZZA CONCEIÇÃO SOUZA - UFRJ, ANGELA MACHADO DA SILVA - LIPAPS (UERJ), MARCELO HENRIQUE DA COSTA - UVA, SANDRA LUCIA CORREIA LIMA FORTES - LIPAPS (UERJ)


Apresentação/Introdução
Cerca de metade dos pacientes em salas de espera na Atenção Primária à Saúde, possui algum tipo de transtorno mental. Diante disso, são imprescindíveis as ações de promoção, prevenção e cuidado em saúde mental, atuando de forma intersetorial.


Objetivos
Analisar a implementação e desenvolvimento dos grupos de convivência.


Metodologia
Trata-se de um estudo qualitativo da estruturação dos grupos de convivência e artesanato em unidades da Estratégia de Saúde da Família. Utilizou-se a metodologia SWOT/FOFA para análise dos dados.


Resultados
Estruturaram-se cinco grupos, atendendo em média cento e setenta mulheres, cerca de 25% delas se dedicou à profissionalização. Verificou-se melhora da autoestima, empoderamento, redução da ansiedade e depressão e maior reconhecimento de suas capacidades. Foram identificados dois níveis de impacto dos grupos: suporte social e resgate da autoestima, centrados na Unidade de Saúde, e geração de renda, com ações externas.


Conclusões/Considerações
A experiência de implementação de grupos de artesanato coordenados por membros da ESF e do NASF na atenção primária demonstrou cuidado integral em saúde, promoveu às equipes interdisciplinares de saúde atuação integrada e comunicativa e o fortalecimento de cuidado colaborativo entre as equipes ESF e NASF suscitou trabalho intersetorial à medida que os dispositivos do território foram sendo conhecidos e ações integradas desenvolvidas.

Trabalhos Científicos

Veja aqui as regras para envio dos resumos e fique atento aos prazos.

SAIBA MAIS

Programação Científica

Consulte a programação completa das palestras e cursos disponíveis.

SAIBA MAIS

Convidados

Conheça os Palestrantes confirmados e veja seus currículos!

SAIBA MAIS

Fique atento
às datas principais


26

Julho

2018

Inscrições encerradas.
Não haverá inscrição no local.

01

março

2018

Está encerrado o prazo para submissão de trabalhos.

locais do evento

Pré-Congresso

UERJ - Campus Maracanã

A Universidade do Estado do Rio de Janeiro é uma das maiores e mais prestigiadas universidades do Brasil e da América Latina. Possui campi em 7 cidades do estado, sendo o maior deles localizado no bairro do Maracanã, na cidade do Rio de Janeiro.

R. São Francisco Xavier, 524 - Maracanã, Rio de Janeiro - RJ, 20550-900

Congresso

FIOCRUZ - Campus Manguinhos

Fundação Oswaldo Cruz é uma instituição de ensino, pesquisa, serviços, desenvolvimento científico e tecnológico em saúde, localizada no Rio de Janeiro, Brasil, considerada uma das principais instituições mundiais de pesquisa em saúde pública.

Avenida Brasil, 4365 - Manguinhos, Rio de Janeiro - RJ, 21040-360