29/07/2018 - 08:00 - 09:50 COC10f - Determinação Social, Desigualdades e Promoção da Saúde |
26638 - PROMOVER SAÚDE OU PREVENIR DOENÇAS NA TERCEIRA IDADE: A EXPERIÊNCIA DE UM GRUPO DE IDOSOS DO MUNICÍPIO DE SOBRAL-CE ANA GERÚSIA SOUZA RIBEIRO GURGEL - SECRETARIA DE SAÚDE DE SOBRAL-CE, FRANCISCO ROSEMIRO GUIMARÃES XIMENES NETO - UVA, ANA CLÁUDIA DE COSTA SAMPAIO - SECRETARIA DE SAÚDE DE SOBRAL-CE, FRANCISCO JOSÉ LEAL DE VASCONCELOS - SECRETARIA DE SAÚDE DE SOBRAL-CE, KARLA MARA COELHO PONTE DE OLIVEIRA - SECRETARIA DE SAÚDE DE SOBRAL-CE, BRUNO FROTA CAVALCANTE - SECRETARIA DE SAÚDE DE SOBRAL-CE
Período de Realização A atividade grupal aconteceu em fevereiro de 2018 na Academia da Saúde do município de Sobral-CE.
Objeto da Experiência Uma vivência conjunta com uma equipe de saúde da família para um olhar reflexivo sobre ações proativas voltadas à promoção de saúde dos idosos.
Objetivos Desencadear o processo de formação de um grupo ativo de idosos em promoção de saúde;Motivar a equipe de saúde para implantarem novas ações em promoção de saúde;Verificar a resposta dos idosos e da equipe e a potencialidade do grupo
Metodologia Relato de experiência com um grupo de idosos acima de 65 anos de idade do bairro Dom José I do município de Sobral- CE, que não possuíam agravos associados previamente identificados, com baixa frequência ao Centro de Saúde da Família, a partir de um roteiro estruturado com questões norteadoras e dinâmicas ativas visando conhecer seu contexto histórico-cultural e instigá-los sobre o processo saúde-doença, fatores de risco, determinantes sociais e autocuidado para a promoção de saúde.
Resultados Compareceram 19 idosos para a atividade após convite realizado pelas agentes comunitárias de saúde. Sabendo que a população geral do bairro eleito para o estudo é de 2213 pessoas, dentre estas 190 estão na faixa etária acima de 65 anos equivalente a 8,58% do total . Apenas 52 não possuem algum tipo de agravo associado.Desta forma, pouco procuram ou são procuradas para acompanhamento de saúde, ficando mais vulneráveis pelo quesito idade à problemas ou doenças.
Análise Crítica Os idosos apresentam desigualdades em saúde e são mais susceptíveis a exposições à fatores de risco. Considerando o diagnóstico local a partir de uma análise sobre os determinantes estilos de vida dos moradores e suas principais condições de saúde afetadas torna-se necessário atender o princípio da equidade na promoção do cuidado. Portanto, a equipe de saúde deve proporcionar suporte para o desenvolvimento de habilidades e competências para a corresponsabilização comunitária.
Conclusões e/ou Recomendações O momento evidenciou a satisfação dos idosos em partilharem suas histórias com os pares, assim como a compreensão sobre a importância do saber popular e da rede comunitária para a melhoria do cuidado. Contudo, vimos que os trabalhadores não sentem-se preparados para a capacitação das habilidades dos usuários. Sugerimos o desenvolvimento de processos de educação em saúde dos trabalhadores voltados para a promoção de saúde.
|