29/07/2018 - 08:00 - 09:50 COC10f - Determinação Social, Desigualdades e Promoção da Saúde |
24748 - IMPORTÂNCIA DA VISITA DOMICILIAR NA MELHORIA DA QUALIDADE DE VIDA BRUNO CAVALCANTE FROTA - SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE DE SOBRAL, IZABELLE MONT‘ALVERNE NAPOLEÃO ALBUQUERQUE - UNIVERSIDADE ESTADUAL VALE DO ACARAÚ - UVA, STELA LOPES SOARES - CENTRO UNIVERSITÁRIO INTA - UNINTA, DOUGLAS PRADO ARAÚJO - CENTRO DE ATENÇÃO PSICOSSOCIAL - AD, HERALDO SIMÕES FERREIRA - UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ- UECE, AMANDA MARIA BRAGA VASCONCELOS - UNIVERSIDADE ESTADUAL VALE DO ACARAÚ-UVA, DARLIANE KELLY BARROSO DE SOUSA - UNIVERSIDADE ESTADUAL VALE DO ACARAÚ-UVA, JOÃO VITOR TEIXEIRA DE SOUSA - UNIVERSIDADE ESTADUAL VALE DO ACARAÚ-UVA, ANA GERÚSIA SOUZA RIBEIRO GURGEL - UNIVERSIDADE ESTADUAL VALE DO ACARAÚ
Período de Realização A realização das atividades foi no período de abril à julho de 2017.
Objeto da Experiência A visita domiciliar consiste em uma importante ferramenta de melhor acompanhamento e apoio ao usuário do sistema público.
Objetivos Relatar a experiência de uma equipe multiprofissional durante visitas domiciliares a uma paciente de 11 anos de idade, apresentando a relevância dos aspectos identificados durante estas visitas.
Metodologia Estudo qualitativo, descritivo, na modalidade relato de experiência, sobre a prática da visita domiciliar por uma equipe multiprofissional e equipe mínima do município de Sobral - Ce, durante visitas domiciliares, em um bairro da referida cidade, vítima de atropelamento. Demonstrando a importância das atividades orientadas pela equipe, para auxiliar na reabilitação e prevenção de incapacidades. Utilizou-se a observação das práticas desenvolvidas, através de diários de campos.
Resultados Realizados orientações quanto à posturas preventivas, alongamentos e técnicas de transferência, além da realização de exercícios físicos. Ressalta-se a importância das mudanças de decúbito, para a prevenção de úlceras de pressão. Houve significativa melhora do quadro clínico da paciente, que ao início das visitas apresentava-se restrita ao leito e depressiva. Ao decorrer das intervenções mostrou-se mais comunicativa, confiante e ativa para as suas atividades de vida diária.
Análise Crítica A visita domiciliar é considerada uma importante aliada da Estratégia Saúde da Família no cuidado à saúde, favorecendo o estabelecimento de vínculos.Dessa forma, por meio delas, trazem-se orientações mais voltadas às reais necessidades de saúde do usuário, compreendendo seu modo de vida, do ambiente em que vivem e ainda, suas relações intrafamiliares, que vão além da doença física.
Conclusões e/ou Recomendações A visita domiciliar com a parceria entre equipe mínima e equipe multiprofissional é um importante recurso, pois ela possibilita melhor assistência e acompanhamento da população. Vale ressaltar a importância e a necessidade da continuidade do processo de atendimento, para fortalecer os vínculos de entre profissionais e usuários, em prol do desenvolvimento de uma política nacional de saúde funcional.
|