29/07/2018 - 08:00 - 09:50 COC10f - Determinação Social, Desigualdades e Promoção da Saúde |
21843 - DESVENDANDO OS DETERMINANTES SOCIAIS: CAMINHOS PARA A EFETIVAÇÃO DO DIREITO À SAÚDE NEIDE DA SILVA ÁFIO - UECE, LÚCIA CONDE DE OLIVEIRA - UECE, KIARA KELLY BARROSO DE MELO - UECE
Período de Realização A experiência ocorreu no período de março a dezembro de 2017.
Objeto da Experiência Discussão sobre os determinantes e condicionantes sociais da saúde, direitos sociais e as atribuições do assistente social na política de saúde.
Objetivos O objetivo é relatar as experiências vividas por estagiárias de Serviço Social sob supervisão e demonstrar como é possível realizar ações de promoção da saúde e prevenção de doenças em espaços prioritários para cura e reabilitação, altamente especializado como um hospital terciário.
Metodologia Realizamos levantamento bibliográfico sobre a atuação de assistentes sociais na política de saúde e o contexto social da população atendida pela instituição. Tomamos como referência documentos, legislações e os diários de campo produzidos durante a vigência do estágio. Esse material serviu como meio para reflexão e elaboração de um instrumental que auxiliasse a identificação dos determinantes sociais conforme o artigo 3º da Lei 8.080/ 1990, presentes no processo saúde doença dos usuários.
Resultados O hospital de nível terciário se revelou como um território para a realização de práticas de promoção de saúde e prevenção de doenças, através de ações como: acolhimento do usuário por meio de uma escuta qualificada, análises das dimensões socioeconômicas e as abordagens socioeducativas, estabelecemos um diálogo no intuito de refletir sobre o conceito ampliado de saúde, estimulando a formação do pensamento crítico tanto dos usuários como de seus familiares.
Análise Crítica As expressões da questão social devem ser compreendidas, segundo Iamamoto (1982), como o conjunto das desigualdades da sociedade capitalista, que se expressam através das determinações econômicas, políticas e culturais. Nesse sentido, é visível a latência das expressões da questão social e como ela afeta a saúde dos sujeitos. As atividades foram realizadas a partir da totalidade social, com a percepção daquilo que fundamenta o modo de produção capitalista.
Conclusões e/ou Recomendações Através do instrumental e das atividades desenvolvidas, percebemos que a maioria dos casos de doença dos usuários são determinadas pelas formas de acesso aos direitos sociais, entendendo que a promoção da saúde consiste no enfrentamento dos determinantes sociais e nesse processo envolve o coletivo, se torna essencial estabelecer diálogos com os sujeitos em uma perspectiva de dar suporte no caminho para a efetivação do direito à saúde.
|