Comunicações Orais Curtas

28/07/2018 - 08:00 - 09:50
COC10e - Determinação Social, Desigualdades e Promoção da Saúde

26614 - ACESSO AOS SERVIÇOS DE SAÚDE: MULHERES DE BAIXA RENDA E A ESTRATÉGIA DE SAÚDE DA FAMÍLIA
ANGÉLICA ATALA LOMBELO CAMPOS - UFJF, MÔNICA SOUZA DOS SANTOS - UFJF, THAIANE MARCELLE DE OLIVEIRA - UFJF, KRISTIANE DIAS DE CASTRO DUQUE - UFJF, FELIPE SILVA NEVES - UFJF, MARIA TERESA BUSTAMANTE TEIXEIRA - UFJF


Apresentação/Introdução
A Estratégia Saúde da Família (ESF) é considerada a porta de entrada no sistema de saúde, e deve considerar o ser humano conforme sua individualidade e complexidade e ser organizada de forma a assegurar aos usuários acesso universal e equânime. Com a ESF ocorreu uma ampliação na acessibilidade, mas muitos limites ainda são encontrados para a garantia do acesso universal.


Objetivos
Analisar a influência de fatores sociodemográficos no acesso de mulheres à Unidade de Atenção Primária à Saúde.


Metodologia
Trata-se de um estudo transversal, conduzido em 2011 em duas unidades de ESF do município de Juiz de Fora, Minas Gerais. A amostra foi composta por 2077 mulheres entre 20–59 anos de idade, excluindo-se gestantes, virgens e histerectomizadas. O acesso foi definido como a procura de atendimento na Unidade de Atenção Primária à Saúde nos últimos 12 meses. As análises foram efetuadas no software STATA® utilizando-se os testes Qui-quadrado de Pearson; Razões de Prevalências (RP) e regressão de Poisson com variâncias robustas e intervalos de confiança de 95,0%.


Resultados
32,8 % das mulheres avaliadas procuraram a Unidade de Atenção Primária à Saúde nos últimos 12 meses. A análise bivariada e multivariada demonstraram que as mulheres de baixa renda foram as que mais procuraram a UAPS quando comparada às mulheres de média e alta renda (RP=1,09; IC95%: 1,06–1,13). Os demais fatores sociodemográficos analisados como idade, situação conjugal, grau de instrução, escolaridade, religião não influenciaram o acesso aos serviços de saúde.


Conclusões/Considerações
A baixa renda elevou a probabilidade de procurar o serviço de saúde, apontando para o cumprimento do princípio da equidade. A não associação dos demais fatores pode estar relacionada ao caráter universal do SUS, que pressupõe a não distinção de raça, idade ou gênero.

Trabalhos Científicos

Veja aqui as regras para envio dos resumos e fique atento aos prazos.

SAIBA MAIS

Programação Científica

Consulte a programação completa das palestras e cursos disponíveis.

SAIBA MAIS

Convidados

Conheça os Palestrantes confirmados e veja seus currículos!

SAIBA MAIS

Fique atento
às datas principais


26

Julho

2018

Inscrições encerradas.
Não haverá inscrição no local.

01

março

2018

Está encerrado o prazo para submissão de trabalhos.

locais do evento

Pré-Congresso

UERJ - Campus Maracanã

A Universidade do Estado do Rio de Janeiro é uma das maiores e mais prestigiadas universidades do Brasil e da América Latina. Possui campi em 7 cidades do estado, sendo o maior deles localizado no bairro do Maracanã, na cidade do Rio de Janeiro.

R. São Francisco Xavier, 524 - Maracanã, Rio de Janeiro - RJ, 20550-900

Congresso

FIOCRUZ - Campus Manguinhos

Fundação Oswaldo Cruz é uma instituição de ensino, pesquisa, serviços, desenvolvimento científico e tecnológico em saúde, localizada no Rio de Janeiro, Brasil, considerada uma das principais instituições mundiais de pesquisa em saúde pública.

Avenida Brasil, 4365 - Manguinhos, Rio de Janeiro - RJ, 21040-360